Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

A vida me deu oportunidade de conhecer o PT e iniciar minha militância no partido em 1991, onde aprofundei meu compromisso com a luta dos mais necessitados. Na época, estivemos em confronto com os governos que seguiam a cartilha neoliberal e ameaçavam constantemente os direitos da classe trabalhadora.

 

Na presidência da CUT, percorri todo o Ceará reunindo com trabalhadores da cidade e do campo e conhecendo a dura realidade por eles enfrentada. Foi a partir daí que tive a compreensão de que nosso país precisava ser transformado urgentemente a partir da união dos trabalhadores(as).

 

Com a vitória do presidente Lula abrimos um novo período para o Brasil. Mesmo tendo que conviver com a velha cultura política, o governo conseguiu se reestruturar a partir de novos objetivos, invertendo as prioridades. A participação democrática, a valorização dos serviços públicos e o olhar sobre o povo mais pobre tornaram-se o centro da agenda presidencial.

 

Entre 2003 e 2011, o PIB por habitante cresceu 27,6%, uma média superior a 2,1% ao ano, representando crescimento anual 2,7 vezes superior ao período FHC. Porém, o mais importante é que o crescimento ocorreu articulado com uma melhor distribuição da renda entre as classes sociais. Nesse período, o salário mínimo obteve um crescimento de 70,7%, a pobreza absoluta reduziu 37,3%, a taxa nacional de desemprego caiu quase 39% e acumulou saldo de 18,5 milhões de novos postos formais de trabalho, contra apenas 5 milhões do período neoliberal. As reservas internacionais do país passaram de 37,8 bilhões de dólares, em 2002, para, dez anos depois, chegar a 373 bilhões de dólares, um crescimento de quase 890%.

 

No âmbito local, essas transformações foram potenciadas pela presença do PT no governo municipal. Com Luizianne Lins, os serviços públicos voltados aos bairros populares foram mais valorizados. Fortaleza foi a capital com o maior volume de investimentos públicos do nordeste e destaque nacional em desconcentração de renda. Ocorreu uma revolução em políticas de educação, habitação popular e transporte. Fizemos também o maior projeto de reordenamento urbano de nossa história: O Vila do Mar, símbolo de um novo tempo. 

 

Temos muitos desafios pela frente. Muitos entraves também. No teatro da grande política, a experiência já nos faz saber que quando atacam Lula, Dilma, Luizianne e o PT não o fazem pelos nossos defeitos, mas por nossas qualidades e escolhas coerentes.  O PT está de parabéns pelos 10 anos da chegada à Presidência da República. “Do povo, para o povo, pelo povo”.

 

Continuaremos lutando até conquistarmos o Brasil plenamente justo e democrático.

 

Eudes Xavier é deputado federal pelo PT-CE

 

Autor: Eudes Xavier

Publicado em 10/02/2013 -

Siga-nos

Sindicatos filiados