Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

Após ser reconhecido pelo Banco Mundial (Bird) e pelas Nações Unidas como iniciativa de sucesso para a inclusão social e o combate à pobreza – ao conseguir retirar 22 milhões de pessoas da situação de extrema pobreza, o Plano Brasil sem Miséria será apresentado nesta sexta-feira (22), em reunião do Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra.

O governo aproveitará o evento para mobilizar empresários e trabalhadores para participar da III Conferência Global sobre Trabalho Infantil, marcada para outubro deste ano, no Brasil.

A experiência brasileira vai ser debatida no painel Agenda para o Desenvolvimento Sustentável pós-2015. Além da transferência de renda, por intermédio do Programa Bolsa Família, o Brasil Sem Miséria também desenvolve ações nas áreas de acesso a serviços públicos e inclusão produtiva e urbana.

Entre elas, o Programa Mais Educação (que prevê o funcionamento de escolas em turno integral e que atende prioritariamente crianças de famílias do Bolsa Família), a expansão das redes de Assistência Social e das Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Brasil Sem Miséria), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA, que assegura a compra da safra de pequenos produtores rurais) e a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e Fomento.

A participação de Tereza Campello na reunião da OIT reforça a condição do Brasil, como referência mundial na elaboração e execução de tecnologias sociais. Nos últimos anos, várias nações têm procurado o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para conhecer os programas e ações brasileiras de desenvolvimento econômico e sustentável com inclusão social.

Por isso, o MDS está promovendo seminários internacionais destinados a esses países. Além disso, o MDS assinou acordo, no mês passado, com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Banco Mundial e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) para compartilhar o plano de superação da extrema pobreza.

(Portal Planalto)

Publicado em 21/03/2013 -

Siga-nos

Sindicatos filiados