Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

Direção Nacional da CUT é referendada no último dia do ConCut

Direção CUT Nacional

Na sexta-feira, dia 16, a nova Direção Executiva Nacional da Central Única dos Trabalhadores foi eleita pelos delegados e delegadas de todo o país que participavam do 12º Congresso Nacional da CUT (ConCut). A direção eleita comandará a central pelo período de quatro anos, de 2015 a 2019, e tem como principal diferencial a paridade de gênero.

A CUT é a primeira Central Sindical a adotar a política que iguala o número de homens e mulheres em sua direção. Entre os secretários e diretores executivos, são 44 nomes, mais a lista de diretores nacionais. A chapa única, que havia sido anunciada no início do mês de outubro, tem representação de todas as correntes políticas e de todos os estados e traz como presidente reeleito, o bancário, Vagner Freitas.

Em seu discurso o presidente da CUT, afirmou que a nova direção “reflete a pluralidade da base cutista” e ressaltou que a importância do movimento sindical está no sindicato de base, que é quem lida diretamente com os trabalhadores. “Sem os sindicatos de base, não existiriam trabalhadores organizados e a CUT não existiria”, enfatizou Freitas.

Vagner lembrou que estamos na Semana Nacional pela Democratização da Comunicação, de 14 a 21 de outubro, e reforçou a importância da popularização dos meios de comunicação brasileiros “Aviso à mídia golpista que não haverá democracia enquanto não houver a democratização dos meios de comunicação”.

A vice-presidenta reeleita, Carmen Foro, afirmou que a maior vitória dessa nova direção não é apenas a unidade da chapa, mas principalmente a paridade que deu uma cara nova a Central, ao torna-la mais igualitária e plural.

Durante o último dia de Congresso também foram votadas e decididas resoluções importantes. O mandato para direção nacional da CUT deixa de ser de três anos e passa a ter a duração de quatro anos. Desta forma, os Congressos Nacionais também passarão a ser realizados a cada quatro anos, sendo que, cada dirigente pode exercer no máximo dois mandatos em uma mesma secretaria e/ou função. Outro diferencial no novo mandato foi a criação das secretarias de Assuntos Jurídicos, de Cultura e de Mobilização e Relação com Movimentos Sociais.

Comércio e serviços representados na CUT

O ramo do comércio e serviços conseguiu eleger seis representantes que integrarão a direção da CUT nacional durante o mandato de 2015 a 2019. Eles serão possibilitarão um maior estreitamento de laços junto a nossa Central, além de proporcionarem uma maior visibilidade ao nosso ramo e defenderem os interesses de nossa categoria.

O diretor da Contracs, Valeir Hertle, do Sec de Florianópolis, foi eleito Secretário de Assuntos Jurídicos da CUT. A coordenadora da região sul da Contracs, Mara Feltes, do Semapi, integra a diretoria executiva. O presidente da Contracs, Alci Matos Araújo, do Sec do Espírito Santo, a secretária de comunicação Maria do Rosário, do Sec Teresina, o representante federativo, Julimar Roberto, da Fetracom-DF e a diretora Lucilene Binsfeld, do Sec São Miguel do Oeste-SC, integram a direção nacional da Central Única dos Trabalhadores.

O 12º ConCut foi realizado de 13 a 17 de outubro, no Anhembi em São Paulo e contou com a participação de aproximadamente 2.500 delegados e delegadas. O ramo do comércio e serviços e a Contracs estavam representados por aproximadamente 120 delegados e delegadas que participaram de todos os dias do evento.

Fonte: por Lauany Rosa/ Contracs

Publicado em 19/10/2015 - Tags: , ,

Siga-nos

Sindicatos filiados