Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

A confiança do consumidor paulistano na situação do país aumentou em fevereiro, depois de quatro meses de redução. Relatório divulgado hoje (11) pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio) mostra que o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 6,8% na comparação com janeiro, atingindo 132,9 pontos.

O resultado, segundo a metodologia adotada pela Fecomercio, aponta que os consumidores da cidade de São Paulo estão otimistas. A queda da inflação, o aumento do salário mínimo e algumas medidas de estímulo ao consumo anunciadas pelo governo federal são citadas no relatório do ICC como principais causas para o aumento da confiança.

De acordo com a pesquisa, os dois indicadores que compõe o ICC apresentaram alta em fevereiro. O Índice das Condições Econômica Atuais (Icea), que avalia como os consumidores percebem sua atual situação, subiu 8,7%. Já o Índice de Expectativas do Consumidor (IEC), usado para medir a confiança dos consumidores no futuro, teve alta de 5,6%.

Na comparação com fevereiro do ano passado, no entanto, o ICC caiu 9,8%. Há 12 meses, ele registrava 147,3 pontos, 14,4 pontos a mais do que o verificado neste mês.

O relatório também aponta que a parcela da população que ganha mais do que dez salários mínimos está mais confiante do que os que ganham menos. A pesquisa ainda revela que os homens estão mais confiantes do que as mulheres; e quem tem menos de 35 anos está mais confiante do que aqueles com mais de 35.

Publicado em 11/02/2009 -

Siga-nos

Sindicatos filiados