Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

Preocupada com os trabalhadores e trabalhadoras do comércio e com a ineficácia da estrutura sindical oficial do setor, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) juntamente com os sindicatos filiados fundou o Departamento Nacional de Comerciários (DNC). Os sindicatos de comerciários CUTistas de todo o País tiveram papel fundamental na criação da entidade, que atenderia os trabalhadores da categoria em nível nacional.

 

Foi em 09 de setembro de 1987 que a Secretaria de Política Sindical da CUT reuniu os sindicatos de comerciários do Piauí, Maranhão, Minas Gerais, Espírito Santo e Santa Catarina para formar uma comissão provisória com o objetivo final de criar o DNC.

 

Em 1990, foi aprovada a realização do congresso de fundação do departamento. O Congresso foi agendado para os dias 13 a 15 de julho em Vitória (ES).

Ao todo, 95 delegados representando 23 sindicatos, 1 federação e 7 oposições de 12 estados e do Distrito Federal participaram da fundação do DNC e elegeram Francisco Alano da Federação dos Trabalhadores do Comércio de Santa Catarina (Fecesc) como presidente.

 

O congresso possibilitou traçar um perfil da categoria, composta em grande parte por jovens, estudantes, menores e mulheres. Identificou-se também grande número de pequenas empresas, alta rotatividade, salários baixos e informalidade. Além disso, o evento tirou como bandeiras específicas o combate à liberação do horário do comércio, garantias de igualdade de remuneração entre homens e mulheres, garantia de creche e de direitos da maternidade e o combate à discriminação.

 

De Departamento a Confederação

Foi em 1993, durante o 2º Congresso do Departamento Nacional de Comerciários, que se avançou no conceito de construção do ramo, aglutinando comércio e serviços e transformando o Departamento Nacional de Comerciários na Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT).

 

A partir de então, a Contracs passou a se estruturar. No congresso seguinte houve a aprovação de uma contribuição extraordinária permitindo a organização de um escritório na sede da CUT Nacional, a contratação de um funcionário e a liberação de um dirigente.

 

Neste período, o avanço da Contracs do ponto de vista da implementação de políticas nacionais foi significativo.

 

Setor de serviços

Em 1999 o setor de serviços começou a participar mais ativamente. Durante o 4º Congresso houve uma significante presença dos sindicatos do setor e, pela primeira vez, companheiros da categoria de serviços foram eleitos para a diretoria da Confederação.

 

Outros temas

Aos poucos, temas de consagrada luta no movimento sindical começaram a fazer parte da realidade da entidade e conquistaram seu espaço de debate estratégias e ações.

 

Em 2002, por exemplo, foi aprovada a criação da Secretaria de Mulheres. Dois anos mais tarde, a juventude virou tema de um Seminário reunindo 76 jovens comerciários e de serviços para discutir a formação de um coletivo de juventude da confederação.

 

Para municiar as entidades sindicais de melhores instrumentos de administração e controle das finanças, a Contracs elaborou em conjunto com a CUT a cartilha de Gestão Sindical e promoveu diversos seminários sobre o assunto em vários estados.

 

Em 2005, a Contracs promoveu no 5º Fórum Social Mundial duas importantes oficinas, que abordaram o impacto das multinacionais do comércio no Brasil e a responsabilidade social e a qualidade de vida do trabalhador.

 

Durante o 6º Congresso, a Confederação criou duas novas secretarias: a Secretaria de Organização e Integração do Setor de Serviços e de Saúde e Segurança do Trabalhador.

Último congresso

O 7º e último congresso da Contracs aconteceu em 2008 com o tema Trabalho e Vida Decente: um direito de todos e todas. Ao todo, participaram 297 delegados e delegadas de todo o País.

 

Antes do Congresso, a Contracs realizou seminários, que abordaram problemas da categoria: igualdade de oportunidades, empresas multinacionais, organização da juventude e terceirização.

 

Já no último dia, a Assembleia Geral Extraordinária aprovou a regularização da entidade junto ao Ministério do Trabalho e Emprego. O congresso também foi marcado pela criação de duas novas secretarias: a de juventude e a de política de promoção para a igualdade racial.

Contracs e a luta por vida e trabalho decente

Durante estes 20 anos, a Contracs construiu sua luta de forma sólida, buscando sempre o trabalho decente e a qualidade de vida do trabalhador.

Por isso, a Contracs acumula conhecimentos e conquistas ao longo de sua história.

Apesar disso, há ainda muitas lutas a serem travadas juntamente com os sindicatos e federações filiados, com a nossa Central e os ramos CUTistas e com todos os trabalhadores e trabalhadoras do setor de comércio e serviços.

Entre as lutas e bandeiras, destacam-se:

· Fim dos trabalhos aos domingos

· Fim do banco de horas

· Luta por creche gratuita e de qualidade para todos(as)

· Redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução de salário

· Equiparação de direitos

· Trabalho decente

· Ratificação da Convenção 158

Parabéns trabalhadoras e trabalhadores do comércio e serviços, a Contracs comemora seus 20 anos e com muito orgulho dizemos que vocês fazem parte desta história. Temos a certeza de que juntos vamos conquistar muito mais.

 

Autor: Lucilene Binsfeld é presidente da Contracs

Publicado em 20/07/2010 -

Siga-nos

Sindicatos filiados