Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

A Carta de Conjuntura de dezembro, última de 2008, lançada pela Dimac (Diretoria de Estudos Macroeconômicos) do Ipea, em Brasília, aponta que a inflação brasileira em 2009 estará sob controle devido aos impactos da crise mundial. "A incerteza quanto ao tamanho e ao tempo de duração da crise, aliada a uma retração do crédito no mercado doméstico, também deve gerar uma desaceleração da demanda interna, contribuindo para manter a inflação em 2009 sob controle", diz um trecho da Carta (pg. 15).

"Hoje a inflação já não é preocupação principal", disse Marcelo Nonnenberg, coordenador do GAP (Grupo de Análise e Projeções) da Dimac. "Neste ano, não há nenhuma indicação de que a inflação vá superar a meta. Não há nenhuma indicação de que o IPCA ultrapasse os 6,5%", explicou Nonnenberg.

Para 2009, segundo o GAP, a perspectiva é de desaceleração. "Queda da demanda interna e continuidade de queda dos preços importados, principalmente combustíveis", destacou o coordenador. Ele apontou que o preço do petróleo pago pelo Brasil já caiu 11% desde o início da crise e deve cair mais no ano que vem.

A Carta de Conjuntura é uma publicação trimestral do Ipea. A próxima será lançada em março de 2009.

Leia a Carta na íntegra.

Veja as tabelas com as séries históricas.

Publicado em 23/12/2008 -

Siga-nos

Sindicatos filiados