Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

Leio, respeito (até porque acho que o debate enriquece o processo eleitoral), mas discordo das opiniões de um grande número de articulistas e analistas que há semanas – e mais intensamente da última para cá – com base nas pesquisas têm pintado um quadro eleitoral róseo para a oposição e negativo para o PT e aliados. Eu vejo o contrário.

Para mim o que ocorre, o problema é que na ânsia de derrotar o PT, os analistas e articulistas da velha imprensa dão como certo, como valores absolutos, os dados das pesquisas. Não descem à análise política mais detida.Talvez por isto, nem levam em conta que nas cidades em que o PSDB está em 1º lugar tem 2º turno. Este, na maioria das vezes será disputado este ano com o próprio PT.

E o PT não apoiará os tucanos quando fora da disputa. Pelo contrário, na capital ou grande cidade em que o PT não for para a segunda etapa não há hipótese de aliança, de fazer campanha, ajudar de alguma forma o PSDB. Com tucano, com o PSDB não. Em nenhum lugar. Pelo contrário, insisto.

No conjunto nós e nossos aliados temos mais chance de vencer

Analistas e articulistas escondem, também, que o PMDB, o PCdoB, o PSB e o PDT são nossos aliados. Preferenciais, e na prática. É só conferir onde estes partidos não saíram com candidatos próprios, como e com quem se coligaram na grande maioria dos casos.

A questão central é que estes formadores de opinião e seus veículos sonham com o rompimento dos socialistas do PSB com o ex-presidente Lula e com a presidenta Dilma Rousseff. Da mesma forma como torcem pela influência do julgamento da ação 470, em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF), nas eleições.

O que não ocorreu, nem tende a ocorrer, conforme anteciparam pesquisas feitas há algums semanas. Isto é tão óbvio que à exceção de um ou outro candidato desesperado, e que usa o julgamento até pelo vício de viver no denuncismo, a questão não tem sido usada pela maioria.

Campanha mostra: só candidato em desespero explora Ação 470

Mesmo que, na prática, a mídia tenha previsto que ocorreria, implorado, induzido para que isto acontecesse, para que os os tucanos usassem a questão nas eleições. Da mesma forma que forçaram a barra na campanha  presidencial de 2010 com o tema religioso e do aborto. Ali chegou a colar a pressão e o fato de a imprensa manter o assunto diariamente em suas páginas. Basta reler os jornalões da época. Mas, quem usou religião e aborto em 2010 se deu mal.

Um último lembrete: o denuncismo que desencadeou o processo político e levou à instauração dà Ação 470 vem desde 2005 e não impediu que o PT vencesse, com maior número de votos, às eleições nacionais realizadas no país desde então, as de 2006 e 2010.

 Publicado em www.zedirceu.com.br

Autor: José Dirceu

Publicado em 17/09/2012 -

Siga-nos

Sindicatos filiados