Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

Nem o algoz dos réus do mensalão, nem o principal nome da oposição. Se a eleição presidencial de 2014 fosse hoje, o ministro do STF Joaquim Barbosa e o senador Aécio Neves (PSDB-MG) não seriam páreo para a dupla petista Dilma Rousseff e Lula.

Ambos teriam chance de vencer no primeiro turno e garantir ao PT o quarto mandato consecutivo no Planalto e quase duas décadas de poder.

É o que mostra uma pesquisa feita pelo Datafolha na última quinta-feira em 160 cidades, com um universo de 2.588 pessoas. Foram apresentados quatro cenários aos pesquisados e, em todos, Dilma e Lula venceriam com mais da metade dos votos válidos. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

A atual presidente têm índices que variam de 53% a 57%, conforme o cenário. Mesmo fustigado por um escândalo envolvendo uma ex-assessora e declarações de Marcos Valério, operador do mensalão, Lula teria 56% se disputasse.

Lula tem melhor desempenho no Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Dilma tem seus piores índices no Sudeste, mas sobe no Sul e nas outras regiões. No Sul, Dilma varia entre 56% e 58%. Lula recebe 50%.

Marina, atualmente sem legenda, aparece sempre na segunda posição. Barbosa também não tem partido, mas passou a ter o nome cogitado em função da atuação no Supremo. Em um dos cenários, o magistrado aparece à frente de Aécio.

Embora os percentuais de Dilma e de Lula sejam equivalentes na pesquisa estimulada, a situação muda no levantamento espontâneo. Na pesquisa sem estímulo de nomes, Dilma recebe 26% das preferências e, Lula, 12%.

Publicado em 17/12/2012 -

Siga-nos

Sindicatos filiados