Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

A candidata pela coligação Para o Brasil Seguir Mudando, Dilma Rousseff, participou do último debate entre os candidatos à presidência nessa noite, na TV Globo, e mais uma vez demonstrou que é a postulante mais preparada para suceder o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela foi a única a apresentar propostas concretas para os problemas do país e a dizer como pode implantá-las – e não apenas fazer promessas irreais ou discursos vazios.

Dilma explicou, por exemplo, como fará para ampliar o número de moradias populares até 2014 com o programa Minha Casa, Minha Vida, que prevê a construção de 2 milhões de habitações em todo país. Foi a única a apresentar proposta clara em relação à segurança pública. E também apresentou soluçõs para reduzir a informalidade no mercado de trabalho no país, lembrando o recorde absoluto na criação de empregos no governo Lula.

“A Dilma foi disparada a melhor, a mais preparada a mais capacitada e que vai liderar o Brasil, pegar o bastão do presidente Lula e fazer o país continuar crescendo e distribuindo renda”, analisou o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, que concorre à reeleição no estado.

Vantagem nas pesquisas

Segundo ele, Dilma lidera as pesquisas de intenção de voto justamente por pautar sua campanha com propostas claras para o desenvolvimento do Brasil. Cabral disse ter orgulho de saber que ela tem ampla vantagem sobre os adversários no Rio de Janeiro.

“Ela está ganhando essa luta por centrar sua campanha em propostas e assumir os compromissos de continuidade do governo Lula, aperfeiçoando no campo do desenvolvimento, da infraestrutura e da distribuição de renda", afirmou Cabral. "Por isso, ela vai ganhar a eleição. E tenho muito orgulho que aqui no Rio o povo do Rio de Janeiro estar dando uma forte liderança para ela.”

Para o presidente do PT, José Eduardo Dutra, o debate foi excelente porque a candidata respondeu a todas as questões formuladas pelos adversários. “Foi excelente. Um debate de alto nível e a Dilma não deixou perguntas sem respostas. E agora é partir para os dois últimos dias ainda mobilizando a militância para tentar decidir a eleição no domingo”, convocou.

Um dos coordenadores da campanha de Dilma, o deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP) afirmou que o debate ficou centrado nas propostas dos candidatos e isso vai ajudar o eleitor indeciso a definir seu voto pela candidata da coligação Para o Brasil Seguir Mudando.

Debate de alto nível

Ao final do debate, Dilma concedeu uma breve entrevista coletiva e disse que gostou da oportunidade de debater em alto nível com os demais candidatos. “É contribuição para democracia que o Brasil tenha esse desempenho nas eleições. Somos uma das maiores democracias do mundo. Sem dúvida a maior democracia do mundo emergente", comentou.

Segundo ela, "nós podemos ter orgulho desse país estar sendo transformado com distribuição de renda, inclusão social e as pessoas subindo de vida na mais perfeita normalidade, sem atritos e sem nenhuma alteração na sólida democracia que ajudamos a construir nesses últimos anos”.

Herança de Lula

Questionada sobre o papel que Lula terá no seu eventual governo, a candidata voltou a dizer que além de aliada do presidente, ela é amiga pessoal dele. E isso torna a relação dos dois especial.

“Vai ser um governo que tem a mesma inspiração em relação ao projeto que vamos desenvolver. Eu tenho absoluto respeito pelo presidente Lula e, sobretudo, uma grande amizade. Trabalhamos juntos e enfrentamos muitos obstáculos e superamos desafios. Para mim é um orgulho ter conseguido o que conseguimos", finalizou.

"Ele [Lula] é um líder de primeira linha e qualquer presidente da República, não só do Brasil, gostaria muito de tê-lo como amigo como eu tenho. Sou objeto de uma certa inveja por aí”, disse, brincando.

 

Publicado em 1/10/2010 -

Siga-nos

Sindicatos filiados