Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

Algumas reportagens da edição deste mês da Revista do Brasil, lidas isoladamente, despertarão diferentes interesses. Mas entendidas, no fim, em seu conjunto, compõem um oportuno panorama para que o leitor reflita nesse ambiente de eleições municipais. Sua cidade pode não ter recursos para grandes obras como hospitais e equipamentos, mas pode valorizar o Conselho Municipal de Saúde, formar bons profissionais e desenvolver políticas preventivas. 

 

O município pode não atender bem a todos os níveis de ensino, mas pode recorrer a recursos federais para ampliar creches, estaduais para fortalecer o ensino médio, priorizar o ensino fundamental e estimular a população a participar da gestão e da vida escolar.

 

Prefeitos e vereadores talvez não tenham recursos para megashows e festas todos os meses em seu bairro, mas podem incentivar atividades que funcionem como pontos de cultura e estimular a produção local de arte, o conhecimento e a descoberta, nas comunidades, de autores das próprias obras. E, se a cidade não tem alçada para superar a violência e a ineficiência da PM, pode ser parte da outra ponta de uma política eficaz de segurança pública: a que promove inclusão social e oportunidades e diminui a exposição de sua população, sobretudo os jovens, à sedução da criminalidade e aos riscos do mundo violento.

 

Como se vê, em política, soluções se entrelaçam e muitas delas estão ao alcance de sua cidade, de seu bairro ou de sua rua. Infelizmente, os meios de comunicação costumam preferir o jornalismo de esgoto e estimular a sociedade a criminalizar e reduzir o interesse pela política. Felizmente, as pessoas hoje têm meios de saber mais delas mesmas, dos outros, de seu país.

 

O mundo ficou pequeno e “verdades” fabricadas se desfazem. Essa evolução do acesso a informação permite desconfiar dos meios de comunicação tradicionais, desterceirizar a opinião pública e acreditar que, sim, o mundo tem conserto. Procure identificar nos candidatos de sua cidade quem tem bons projetos e quem não tem. Não despreze a oportunidade da eleição como forma de melhorar sua rua, sua cidade e o planeta. Comece em você a revolução que quer para o mundo, e faça um voto conectado com essas mudanças.

 

Rede Brasil Atual

 

Publicado em 11/09/2012 -

Siga-nos

Sindicatos filiados