Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

Data é histDia do Comerciário - Contracsórica, mas foi oficializada com regulamentação da profissão

Com jornadas acima da legal, trabalho aos domingos, considerada porta de entrada para o mercado de trabalho e pressão pelo atingimento de metas é caracterizada, atualmente, uma das profissões mais antigas do mundo: a do comerciário.

Em 2012, a categoria somava mais de 9 milhões de trabalhadores e trabalhadoras, que tinham a jornada média semanal de 49 a 44 horas. No entanto, as altas jornadas não significavam altos rendimentos já que o valor médio é de R$ 882,43.

A profissão, mesmo sendo antiga, foi reconhecida e regulamentada apenas em 2013, garantindo que a atividade ou função desempenhada fosse especificada na carteira de trabalho. Além disso, a lei também fixou a data oficial de comemoração pelo dia do comerciário: 30 de outubro.

Se a categoria tem ao que comemorar nos últimos anos ao conquistar, juntamente às entidades sindicais, negociações coletivas com ganhos reais e com a regulamentação da profissão, muitos outros pontos precisam ser garantidos e conquistados.

Entre as reivindicações históricas da categoria estão o fim do banco de horas, a redução da jornada realizada que ultrapassa a jornada legal vigente de 44 horas semanais e, especialmente, o fim do trabalho aos domingos e feriados, que prejudica a vida dos comerciários e comerciárias do Brasil.

Nesta luta, os trabalhadores/as do ramo precisam contar com suas entidades de base, sindicatos, federações e a Contracs, que representa e busca garantir direitos ainda não conquistados.

Para a Contracs, a garantia dos direitos dos comerciários/as, de condições dignas de trabalho e ampliação de direitos deve ser ressaltada em um dia como hoje. Afinal, comemorar esta data só tem sentido quando os direitos estão garantidos.

Por isso, neste dia a Contracs parabeniza não só todos os trabalhadores do ramo como todas as entidades, que defendem e lutam pela garantia e ampliação dos direitos de tantos trabalhadores/as brasileiros.

Parabéns aos comerciários e comerciárias do Brasil!

Fonte: por Adriana Franco/Contracs

Publicado em 30/10/2015 - Tags: ,

Siga-nos

Sindicatos filiados