Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

O ex-presidente Lula disse durante o XVII Foro de São Paulo, que a esquerda provou que é capaz de governar com “”mais competência”” do que a direita na América Latina.

“”Provamos que a esquerda governa com mais competência do que a direita, que governou durante”” muitos anos, disse Lula para mais de 150 líderes da esquerda latino-americana que participam do evento, em Manágua, capital da Nicarágua.

Lula citou como exemplo as políticas econômicas que promoveu durante seu mandato (2003-10) para erradicar a pobreza e melhorar o nível de vida da classe média. Lula disse que é necessário promover “”uma discussão mais profunda”” sobre o desenvolvimento das forças de esquerda para “”fortalecer os partidos políticos, construir alianças e vencer eleições””.

Lula assinalou que a esquerda deu grandes passos desde a constituição do Fórum de São Paulo, em 1990, o que lhe permitiu chegar, pela via democrática, ao governo de muitos países do continente.

Há 20 anos era difícil imaginar que algum dia “”um índio”” como Evo Morales conquistaria o poder na Bolívia, ou que a esquerda governaria potências econômicas como Argentina e Brasil.

Segundo Lula, o Partido Comunista de Cuba foi crucial para forjar esta unidade e a Frente Sandinista da Nicarágua, do presidente Daniel Ortega, “”é a força democrática mais viva, que mais evoluiu”” no hemisfério.

Lula presidiu o primeiro dia de debates do Foro de São Paulo, junto ao presidente Ortega, ao ex-presidente de Honduras Manuel Zelaya e a outros dirigentes da esquerda.

www.ptnacamara.org.br 

Publicado em 20/05/2011 -

Siga-nos

Sindicatos filiados