Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

A estimativa populacional do Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística (IBGE) para 2011 trouxe mais quatro cidades para o clube das que têm direito a aumentar as vagas nas câmaras de vereadores e tirou uma delas da discussão.

As cidades de Garuva, Itapoá, no Norte de Santa Catarina, Pouso Redondo e Presidente Getúlio, no Alto Vale do Itajaí, e Dionísio Cerqueira, no Extremo-Oeste, que perdeu a chance, têm em comum o fato de terem beirado os 15 mil habitantes no Censo publicado ano passado — número que, ultrapassado, permite a criação de duas vagas de vereador.

Com a divulgação da estimativa populacional, a discussão pode ser iniciada. Por enquanto, nenhuma delas têm projeto em andamento sobre a possibilidade de acrescentar cadeiras em seus plenários. O que não significa que não estivessem acompanhando o tema atentamente.

— A última informação que a gente tinha era de que estava em 14,8 mil. Estávamos acompanhando e imaginávamos que se tivesse alguma atualização, o número acabaria passando — afirma o presidente da Câmara de Pouso Redondo, Cleison Fronza (PPS).

Nos números do Censo 2010, a cidade do Alto Vale do Itajaí ficou a 201 habitantes da criação de novas vagas. Com a nova estimativa, passaria para 15.010. Mesmo a possibilidade de abrir o debate, Fronza diz que fica tudo como está.

— Está bem representado, com vereadores em todas as regiões. Não vamos levantar esse assunto, pelo menos não enquanto eu estiver na presidência — garante.

Em Presidente Getúlio, os vereadores chegaram a perguntar ao IBGE se era possível estimar a população em 2012, ano da eleição. O Censo apontou 14.861 habitantes no município. A nova estimativa pegou de surpresa a presidente da Câmara, Oriana Fillagranna (PP).

— Vai ficar assim, pelo menos é o que temos discutido na Câmara. Na segunda-feira, se algum vereador levantar o tema, podemos abrir a questão.

Sem projetos para mais vagas

Outras duas cidades estão em situação semelhante. Garuva e Itapoá, ambas no Norte do Estado, ultrapassaram os 15 mil habitantes na estimativa de 2011, mas ainda não têm projetos para criar mais vagas.

Curioso é o caso de Dionísio Cerqueira. A estimativa de 2009 colocou a cidade pela primeira vez acima do patamar de 15 mil habitantes, com 15.399. No no seguinte, o Censo detectou redução para 15.141, ainda dentro dos limites para que a Câmara passasse de 9 para 11 vereadores.

A nova estimativa cravou outra redução populacional e, com 14.854, Dionísio Cerqueira não teria mais direito a aumentar as vagas. O presidente Norberto Hart (DEM), através de assessoria, disse que não tomou conhecimento dos novos números e que vai consultar o departamento jurídico do legislativo. Ainda não havia sido apresentado projeto para novas vagas.

DC”

Publicado em 9/09/2011 -

Siga-nos

Sindicatos filiados