Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email
Na manhã desta sexta (7), vários estudantes desfilaram pelas ruas das principais cidades de Itália, incluindo Roma, Milão, Trieste, Cagliari, Bolonha, Turim e Palermo. Os estudantes gritavam palavras de ordem como: “esta crise não é nossa e nós não a pagaremos”.

Eles criticam também as políticas públicas na área de educação. Em dezembro, estudantes foram às ruas para reclamar da qualidade do ensino no país. Os protestos acabaram em violência por causa dos confrontos entre policiais e manifestantes.

Na lista de reivindicações está a contratação precária de novos professores. Segundo a categoria, há sobrecarga de alunos para cada grupo de profissionais. Os sindicatos dos trabalhadores da educação protestam contra os cortes na concessão de bolsas de estudo – cujos fundos foram reduzidos em cerca de 90%.

Os manifestantes italianos seguem o exemplo dos gregos. Nas principais cidades da Grécia, os protestos se tornaram diários. Os ativistas reclamam das medidas de ajuste adotadas pelo governo na tentativa de conter a crise econômica internacional que atinge o país. Há ameaças de demissões e aumento de impostos.

Fonte: Agência Brasil

Publicado em 7/10/2011 -

Siga-nos

Sindicatos filiados