Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

Encontro em Montevidéu reúne trabalhadores e trabalhadoras da América Latina na luta pela Democracia e contra o Neoliberalismo

ft-abre

Há dois dias, 27 diretores e assessores da FECESC e dirigentes dos sindicatos de trabalhadores do comércio e serviços embarcaram em um dos seis ônibus catarinenses que partiram rumo a Montevidéu, no Uruguai. Homens e mulheres que se uniram, lá, com outros trabalhadores e trabalhadoras de toda a América Latina para participarem da Jornada Continental pela Democracia e contra o Neoliberalismo, realizada de 16 a 18 de novembro. A jornada é uma aliança de sindicatos e movimentos sociais que fazem a leitura da grave situação política, especialmente na América Latina, decorrente da retomada neoliberal e de ataques contra a democracia.

Além dos diretores e assessores da FECESC, integram a delegação dirigentes dos sindicatos dos comerciários de Araranguá, Joaçaba, Jaraguá do Sul, Videira, Xanxerê, Florianópolis, São José, Palhoça, Curitibanos e Canoinhas, Sintrauto e Sindicato dos Empregados em Edifícios. Representantes dos municipários de São José, Palhoça e Criciúma, e bancários  compartilham o ônibus da delegação da FECESC. Outros cinco ônibus partiram com dirigentes do Sinte, Escola Sindical Sul, Marcha Mundial das Mulheres e outros, partindo do Vale de Itajaí, região Serrana, Oeste e Florianópolis.

A expectativa dos organizadores é reunir cerca de 5 mil lideranças sociais e sindicais de todo o mundo. O ex-presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva participa hoje (16/11) do evento.

O encontro na capital uruguaia é o ponto culminante da Jornada, que consiste em um processo de lutas que combinou centenas de atividades em diversos países até o dia 4 de novembro e, quando organizações de todos os continentes farão atos regionais em defesa da democracia e contra a retirada de direitos.

A atividade, que tem como lema “Los pueblos seguimos em lucha”, surgiu diante do crescente ataque da direita aos direitos trabalhistas e sociais. Para o coordenador político da Confederação Sindical das Américas (CSA), Iván González, “Entendemos por democracia o direito do povo decidir sobre os assuntos que lhe afetam diretamente. Temos que aprofundar a defesa da democracia”.

Veja a programação da Jornada nestes três dias em Montevidéu:

  • Quinta-feira, 16 de novembro
Das 09:9 as 10:00Mobilização e marcha da Universidade da

República para o Obelisco.

Das 10:00 as 11:30Ato encerrando a mobilização.
Discurso de Luiz Inácio Lula da Silva
14:00Abertura: projeção audiovisual
Das 14:00 as 14:30Introdução e abertura da Conferência Continental,

Encontro em Montevidéu

Das 14:30 as 16:00Início do Painel “Ainda estamos em luta:

Povos em movimento”

Das 16:00 as 16:30Material audiovisual de projeção
Das 16:30 as 18:30Painel “Ainda estamos lutando. Desafios enfrentados

pela onda conservadora e ataques à democracia “.

19:30hsAtividade cultural.
  •  Sexta-feira, 17 de novembro
Das 09:00 as 09:30Momento cultural: batucada da Marcha

Mundial das Mulheres

Das 10:00 as12:30Oficinas temáticas: painéis e debates
1. Livre Comércio:
2. Transnacional:
3. Democracia e soberania
4. Integração:
Das 12:30 as 14:00Pausa e almoço
Das 14:00 as 18:00Continuação dos painéis nas nossas lutas
19:30Atividade cultural.
  •  Sábado 18 de novembro
10:00Plenário de encerramento
12:00Encerramento da reunião em Montevidéu
13:00Atividade cultural

Siga-nos

Sindicatos filiados