Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

A FECESC realizou na última semana, de 17 a 19 de novembro, a sua 55ª Plenária, na sede do SESC, em Cacupé, Florianópolis. O objetivo do encontro era reunir representantes dos comerciários de todo o estado, importantes debatedores e realizar discussões sobre temas importantes como a crise econômica mundial, os 20 anos da Constituição Brasileira e os resultados das eleições de 2008 com perspectivas para o pleito de 2008. “A nossa expectativa é ter excelentes debates, com a presença de convidados nacionais, dos nossos delegados e a disposição de importantes temas”, avalia Francisco Alano, Presidente da FECESC.

A mesa de abertura do evento contou com a participação do presidente da FECESC, Francisco Alano, dos diretores, Nadir Cardozo dos Santos, e Ivo Castanheira, dois representantes da Contracs, Lucilena Binsfild, e Valeir Ertle, e do Presidente da CUT, Neodi Giachini. A representante da Contracs, que também é sindicalista em Santa Catarina, destacou a escolha do tema do encontro e do compromisso de se reunir em torno do debate de temas tão importantes. “Apenas olhando o tema do evento ‘continuar na luta para aumentar direitos’ já demonstra a dimensão e a importância da nossa atuação e os motivos da nossa presença. Valeir Ertle, também da Contracs, destacou a presença de caras novas na platéia. “É importante perceber que há caras novas nesta plenária, demonstrando que o movimento sindical está se renovando”, destacou.

O Presidente da CUT, Neodi Giachini também destacou a escolha dos temas e afirmou que é “um mérito fazer sindicalismo no Brasil, um país de dimensões continentais”. “Parabéns a FECESC pela plenária e aos representantes da Contracs por assumir o desafio de fazer sindicalismo nacionalmente”, afirmou.

O Presidente da FECESC encerrou a mesa de abertura destacando a presença em peso das delegações já na mesa de abertura. “Já no começo desta mesa temos 18 sindicatos e a ampla maioria dos delegados”, afirmou Alano. O Presidente deu as boas vindas, agradeceu a participação de todos e listou os temas a serem discutidos, afirmando que é uma maneira de formar a categoria e ao mesmo tempo atuar em importantes temas para o país. Alano também lançou para a categoria o desafio de eleger a Senadora Ideli Salvatti a próxima governadora de Santa Catarina em 2010.

O Evento proporcionou excelentes debates com convidados nacionais e representantes do estado. José Genuíno, Deputado Federal pelo PT-SP, ex-Deputado Federal Constituinte e e ex-Presidente do PT Nacional, e Luiz Gushiken, ex-Ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, ex-Deputado Federal Constituinte e ex-Presidente do PT Nacional, falaram sobre conjuntura, eleições, estratégias para 2010 e direitos dos trabalhadores pós-Contituição de 1988.

A crise econômica também foi tema presente em todo o evento. A palestra de abertura ocorreu com a economista Amaura Feu, Doutora em Economia e Assessora Econômica do Ministério do Planejamento (ASSEC/MP). Aumara explicou todas etapas da crise mundial, suas relações com o restante do mundo, inclusive seus reflexos no Brasil. A avaliação da plenária é bastante positiva, o público compareceu e participou ativamente.

Publicado em 24/11/2008 -

Siga-nos

Sindicatos filiados