Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

Foi realizada no dia 23 de fevereiro a Conferência de Direitos Humanos da Grande Florianópolis, que debateu as propostas a serem encaminhadas para a Conferência Estadual a ser realizada no dia 4 de março, na UNIPLAC em Lages. Foram apresentadas e elencadas mais de 60 propostas, além de registrar o interesse de 54 pessoas, que estão sendo inscritas como delegadas à Conferência Estadual.

Conferência Direitos Humanos

 

De acordo com o presidente da União Florianopolitana de Entidades Comunitárias (UFECO), Marcos Pinar, a Conferência da Grande Florianópolis foi resultado direto da organização dos movimentos sociais que, com dificuldades, viabilizaram esse tempo curto de debate – longe do ideal, mas possível – para integrar os movimentos sociais da região à estrutura da Conferência Nacional de Direitos Humanos.

Os mais variados temas, como violência policial, violência contra a mulher, crianças e idosos, redução da maioridade penal, acessibilidade de pessoas com deficiência, criminalização dos movimentos sociais e concentração da mídia foram apresentados pelos representantes de entidades civis e colocados na pauta. O objetivo das Conferências é estabelecer o debate entre a sociedade civil e o governo sobre como devem ser as políticas públicas para direitos humanos, criança e adolescente, pessoa idosa, pessoa com deficiência e população LGBT.

Mobilização para a 5ª Conferência Estadual de Direitos Humanos

O desafio, agora, é viabilizar a participação de todos os interessados na Conferência Estadual, que será realizada em Lages, na Serra catarinense. Será no dia 4 de março, sexta-feira, das 8h às 22h, na Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC, no auditório do CCJ, com o tema “Direitos Humanos para Todos e Todas: Democracia, Justiça e Igualdade”. Na Conferência Estadual serão escolhidos 42 delegados (24 da sociedade civil e 17 governamentais) para irem a Conferência Nacional de Direitos Humanos que ocorrerá nos dias 25 a 29 de abril de 2016.

As pessoas que manifestaram interesse em participar estão sendo cadastradas como delegadas e também incluídas num grupo do WhatsApp. A intenção é organizar caronas solidárias que viabilizem a ida do maior número de pessoas possível à Lages. “Outros interessados também podem entrar em contato pelos telefones 9699-9105 e 8436-3383 para compor nossa delegação. Para as entidades estamos solicitando que, caso coloquem carros para deslocamento, nos avisem de vagas para carona”, solicitou Marcos Pinar.

Para os primeiros 200 delegados que se inscreverem, está garantido o almoço. Os demais deverão viabilizar também esta despesa. Quem preferir se inscrever como delegado diretamente, deve acessa o link: https://docs.google.com/forms/d/17Te-eXIqk1pNipNfimsPuylTe-zg5ZHnXe4qgXktejk/viewform?c=0&w=1

Saiba mais sobre a Conferência Nacional de Direitos Humanos

Foram convocadas cinco conferências nacionais para discutir temas relacionados aos direitos das crianças, dos idosos, Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, das pessoas com deficiência e, ao final, um grande evento sobre Direitos Humanos

Foram convocadas a 10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o tema “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”; a 4ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, com o tema “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades”; a 3ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT, com o tema “Por um Brasil que Criminalize a Violência contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT”;  a 4ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com o tema “Os Desafios na Implementação da Política da Pessoa com Deficiência: a Transversalidade como Radicalidade dos Direitos Humanos”; e a 12ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, com o tema “Direitos Humanos para Todas e Todos: Democracia, Justiça e Igualdade”.

A 12ª Conferência Nacional de Direitos Humanos será realizada no período de 27 a 29 de abril de 2016. As demais conferências serão realizadas entre 25 e 27 de abril de 2016, todas em Brasília.

Publicado em 24/02/2016 - Tags: , ,

Siga-nos

Sindicatos filiados