Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email
Lincoln Secco – historiador, membro do Conselho Editorial da revista Perseu e colaborador da revista Teoria e Debate – lança o livro História do PT (Ateliê Editorial) no próximo dia 17 de agosto, na Livraria João Alexandre Barbosa (Prédio da Antiga Reitoria – Térreo – Cidade Universitária – USP, das 18h às 21h).A publicação tem apresentação de Emilia Viotti da Costa, e o historiador traça a história do partido em quatro capítulos: Formação (1978-1983), Oposição Social (1984-1989), Oposição Parlamentar (1990-2002 e Partido de Governo (2003-2010).

A historiadora e professora da USP Marisa Midori Deaecto escreveu sobre o livro: “Primeiro livro sobre a História do PT. Lincoln Secco, Professor da Universidade de São Paulo, se lança, neste volume, em um projeto corajoso. Afinal, como lembra o autor à luz de Antonio Gramsci, “escrever a história de um partido significa escrever a história geral de um país”. Como, então, retraçar trinta anos de história de um Partido vivo, ativo e atuante, sem se deixar seduzir pelo balanço historiográfico ou pelo debate acerca do ‘partido do poder’, como pretendem algumas vozes? Esta é a História do Partido dos Trabalhadores, marca indelével, cuja trajetória nasce da luta pela democratização do país. 

Neste livro o coração do militante amiúde se cala diante do historiador preocupado em reconstituir os fatos à luz das estruturas do tempo e do espaço. História vibrante que transcende suas lideranças e adentra nos meandros da ação política desde suas bases. Um livro sincero, do militante para o militante. Do historiador para o cidadão. Uma lição de História que não perde de vista o porvir. Eis seu principal desafio.”

Site Fundação Perseu Abramo

Publicado em 10/08/2011 -

Siga-nos

Sindicatos filiados