Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

O presidente da Líbia, Muammar Khadafi, falou neste domingo (20) a uma rádio estatal local que haverá “uma longa guerra no país”. Antes do amanhecer, a capital líbia, Trípoli, foi alvo de ataques aéreos da coalizão formada por Estados Unidos, Grã Bretanha, França, Canadá e Itália. Em resposta, Khadafi prometeu a “derrota” dessas forças e ameaçou reagir.

Apenas em Trípoli, há relatos de 64 mortos e 150 feridos, segundo informações do governo líbio. Em seu pronunciamento, Khadafi recomendou que as pessoas reajam aos eventuais ataques, pediu que o povo líbio porte armas e afirmou que ele vai “vencer”. "É necessário agora abrir os armazéns e armar toda a massa com todos os tipos de armas, para defender a independência, a unidade e a honra da Líbia", disse, para em seguida acrescentar: "Chamo os povos e os cidadãos dos países árabes, islâmicos, da América Latina, da Ásia e da África a apoiarem o heróico povo líbio na confrontação contra essa agressão, que só vai aumentar a força, firmeza e unidade do povo líbio." O governo do Catar se comprometeu a liderar os países árabes, que também estão prontos para participar da ação.

A intervenção da coalizão internacional está se intensificando. A ordem para agir ocorreu depois de uma cúpula internacional em Paris, onde se reuniram os chanceleres dos países aliados, em meio à visita de Barack Obama ao Brasil. O presidente francês Nicolás Sarkozy justificou a ação aérea como forma de evitar que Khadafi reprima líderes contrários a seu governo em Benghazi, cidade importante economicamente. "Os envolvidos concordaram em utilizar todos os meios necessários, especialmente militares, para aplicar as decisões do Conselho de Segurança das Nações Unidas."

Na última semana, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas aprovou uma resolução que autoriza o emprego da força tendo como explicação a necessidade de conter a repressão a civis que resistem ao atual governo, que já dura 42 anos. O Brasil se absteve da votação com o argumento de que temia que ações militares externas acabassem por vitimar a população local, o que as primeiras informações da batalha em campo líbio estão confirmando.

Já no sábado a Líbia foi bombardeada por 110 mísseis Tomahawk, disparados a distância. Segundo relatos, os mísseis atingiram os sistemas de defesa aéreo e comunicação estratégica do governo líbio. O objetivo das autoridades dos países aliados é a destruir as armas das forças aliadas de Khadafi.

A Espanha informou que o Exército do país será acionado para o envio de quatro caças F18, aviões de reabastecimento e para manter vigilância marítima, com o uso de uma fragata e um submarino. Em 1999, em nome da proteção do povo do Kosovo, os países que integram a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) bombardearam a Sérvia por 78 dias.

Com informações da Reuters e da Agência Brasil.

Publicado em 21/03/2011 -

Siga-nos

Sindicatos filiados