Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

O presidente Lula estará em Chapecó amanhã para a inauguração da usina hidrelétrica Foz do Chapecó. Ainda há tentativas para encaixar uma visita do presidente ao campus da Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS).

A hidrelétrica Foz do Chapecó

– Está localizada no Rio Uruguai, entre os municípios de Águas de Chapecó (SC) e Alpestre (RS).

– Terá potência instalada de 855 MW (megawatts) e energia assegurada de 432 MW médios.

– A capacidade energética da Foz do Chapecó seria suficiente para atender 25% de todo o consumo de energia elétrica de Santa Catarina ou 18% do consumo do Rio Grande do Sul.

– Serão quatro unidades geradoras com turbinas de 214 MW cada.

– A barragem tem 48 metros de altura e 598 metros de extensão.

– O reservatório da usina ocupará uma área de 79,2 quilômetros quadrados, dos quais 40 quilômetros quadrados correspondem à própria calha do Rio Uruguai. Com 855 MW de potência instalada, a usina tem um dos menores coeficientes área alagada/potência do país.

– Os estudos de divisão de queda do trecho do rio para a instalação de uma usina começaram na década de 1960, mas foi somente em 1984 que se confirmou que o aproveitamento da Foz do Chapecó era a alternativa de menor impacto se comparado a outros trechos.

– A empresa responsável é a Foz do Chapecó Energia, formada pela Companhia Paulista Força e Luz (CPFL), Furnas e Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT), que tem a concessão da usina por 30 anos, prorrogáveis por outros 30.

Final de semana dedicado à campanha presidencial – A agenda oficial divulgada pelo Palácio do Planalto prevê a saída de Brasília às 10h de sexta-feira e a cerimônia de inauguração da usina às 12h. O presidente Lula deve desembarcar em Chapecó e segue de helicóptero até a usina.

Por volta das 14h30min, Lula deixa Santa Catarina e segue para o Paraná, onde inaugura escolas técnicas no município de Telêmaco Borba às 16h. Durante a noite de sexta e o dia de sábado, já fora da agenda oficial, o presidente participa de eventos ligados à campanha da candidata à Presidência Dilma Rousseff.

Publicado em 14/10/2010 -

Siga-nos

Sindicatos filiados