Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

A falta de uma governança global e de uma instituição verdadeiramente multilateral tornam as coisas muito lentas, dificultando a tomada de decisões que possam evitar crises como a que viveu o mundo em 2008 e vive a Europa hoje, criticou o presidente Lula em declaração à imprensa feita na quarta-feira (19) após a sessão plenária da X Cimeira Luso-Brasileira, em Lisboa (Portugal).

O presidente brasileiro afirmou ainda que o século 21 será de países emergentes como o Brasil, da mesma forma que os séculos 19 e 20 foram dos hoje países desenvolvidos."Firmei a convicção que o século 21 o Brasil não jogaria fora, o Brasil iria aproveitar o século 21 para se transformar em uma grande economia. O Brasil, desde que eu me conheço por gente, o Brasil sempre foi o país do futuro, mas quando a gente vai adquirindo consciência política, a gente vai ficando preocupado porque o futuro demora muito a chegar para o Brasil.", afirmou.

A crise, disse o presidente brasileiro, exige medidas duras e sacrifícios, e rapidez de ação – algo que não ocorreu agora com a Grécia nem em relação ao grupo Lehman Brothers, lembrou.

"Eu, sinceramente, não conheço nenhum economista que me explique porque a União Europeia demorou três meses para tratar a questão da Grécia, eu não consigo compreender porque deixaram o Lehman Brothers quebrar, que ficaria muito mais barato tentar encontrar uma saída enquanto ele estava funcionando, eu não consigo entender porque os países ricos não têm uma regulamentação do sistema financeiro mais dura como, por exemplo, no Brasil, onde o sistema financeiro não pode alavancar mais de dez vezes o seu patrimônio líquido", disse.

Lula elogiou as empresas brasileiras que hoje estão agindo de forma mais madura no exterior, investindo e estabelecendo importantes parcerias. Citou os casos da Camargo Corrêa e Votorantim que compraram metade da maior cimenteira de Portugal e da Embraer que está montando duas fábricas em Portugal.

"Estou feliz porque, finalmente, Brasil e Portugal se reencontraram. Não é mais aquela coisa só sentimental, é uma coisa muito verdadeira de compreender a posição estratégica do ponto de vista geográfico que está Portugal para o Brasil e o potencial que o Brasil tem para ajudar a alavancar a economia portuguesa. E eu tenho certeza que se a gente continuar crescendo como estamos pensando que vamos crescer, nós poderemos ter muito mais parceria com Portugal", enfatizou o presidente

Para ler a íntegra do discurso do presidente Lula clique aqui.

Blog do Planalto

 

Publicado em 21/05/2010 -

Siga-nos

Sindicatos filiados