Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

O Movimento Pró-Universidade Pública e Popular, que luta pela implantação da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), indicou ao Ministério de Educação e Cultura (MEC) quatro nomes de renomados professores para compor a Comissão da Implantação da Universidade Federal e o Ministério aceitou a indicação anunciando que a posse de todos os membros acontece no próximo dia 11 de fevereiro, às 15h30min, em Brasília.

Os nomes indicados pelas entidades que fazem parte do Movimento Pró-Universidade são dos professores Ricardo Rossato, Conceição Paludo, Paulo Alves Lima Filho e Antônio Inácio Andrioli, todos com ampla experiência acadêmica e cursos de aperfeiçoamento como mestrado, doutorado e pós-doutorado.

O projeto da Universidade está tramitando no Congresso Nacional e o Ministério da Educação está agilizando os preparativos para a instalação através da formação da comissão de implantação que é composta por membros do Mec e os membros indicados pelo Movimento. “Isso é um grande avanço na democracia que esse tema tem sido trabalhado no governo, mas precisamos seguir pressionando e exigindo a aprovação em regime de urgência no Congresso Nacional para tornarmos esse sonho realidade nos três estados do Sul”, afirma o coordenador geral da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf-Sul), Altemir Tortelli que é um dos Coordenadores do Movimento Pró-Universidade.

A Universidade Pública Federal municípios do Norte do Rio Grande do Sul, do Oeste de Santa Catarina e do Sudoeste do Paraná. Desde 2003, lideranças dos três estados reivindicam ao governo federal a construção da universidade na região. O projeto da Universidade Federal é multicampi e prevê uma projeção de expansão para outras regiões. Chapecó(SC) será sede com cinco cursos. Os outros campi são em Erechim (RS), Cerro Largo (RS), Realeza(PR) e Laranjeiras do Sul (PR) com três cursos em cada local.

Publicado em 3/02/2009 -

Siga-nos

Sindicatos filiados