Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

Há menos de dois anos, um ruidoso grupo de alarmistas opositores estava apostando todas as fichas num suposto "programa de aceleração da crise", torcendo para o quanto pior melhor, inclusive planejando investir contra os empregos e os salários dos trabalhadores.

Estes, mais do que um governo, tentavam destruir o processo, ainda em curso, de reconstrução do Estado e de abertura das decisões políticas para outros setores da sociedade além dos supostos especialistas, bacharéis e janotas de sempre. Neste ano, é preciso evitar o retrocesso político, ou seja, impedir que esses mesmos grupos reocupem espaços de poder.

Tais coisas me ocorreram durante a cerimônia de lançamento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) 2. À medida em que o PAC vai sendo implementado, o Brasil vai se inserindo na linha de construção de um novo modelo de desenvolvimento sustentável e de planejamento estratégico de longo prazo. Isso porque o crescimento econômico no Brasil vai assumindo um novo significado, pois implica também geração de emprego e inclusão social.

Para continuar nesse caminho, e aprofundá-lo, é preciso destacar a dimensão pública do Estado. Isso já vem acontecendo, mas ainda há uma grande lacuna, que é a necessidade de ampliar o controle social, inclusive no PAC, com representantes da sociedade civil organizada participando da gestão dos projetos e pensando a alocação de recursos a partir de preocupações sociais e ambientais, com garantia de contrapartidas tanto nos investimentos públicos quanto privados.

Precisamos igualmente debater, com o intuito de desconstruir, o atual conceito de competitividade. Queremos é qualidade de vida: emprego decente, saúde, creche e harmonia nas cidades, entre outras questões.

Lembramos que o desenvolvimento com justiça social exige também um novo padrão de comunicação de massa. À luz de resoluções aprovadas na Conferência Nacional de Comunicação, em 2009, continuamos defendendo que haja controle social da imprensa

P.s: que os recentes acontecimentos em São Paulo, envolvendo os trabalhadores públicos, a truculência do governador Serra e a cobertura mais que parcial da imprensa nos sirvam de exemplo.

Publicado no site da CUT (www.cut.org.br)

Autor: Artur Henrique – presidente nacional da CUT

Publicado em 7/04/2010 -

Siga-nos

Sindicatos filiados