Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

Florianópolis, junto com outros 34 municípios de Santa Catarina, foi contemplada na segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), que prevê a construção de 48 centros de educação infantil. Mas as novas unidades não vão conseguir acabar com a fila de espera nestas cidades, pois há 21.383 crianças aguardando vaga, mas apenas 9.120 serão abertas.

No Estado, 237 mil crianças entre zero e 5 anos não frequentam creches — o que não significa que todas estejam em fila de espera. O dado é com base no Censo 2010 e o número de matrículas fornecido pelo Ministério da Educação.

A previsão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão técnico do Ministério da Educação (MEC), é liberar os recursos até o fim do semestre. Todas as 35 cidades de Santa Catarina aguardam apenas a verba para dar início ao processo de licitação e começar a construção de 48 centros de educação infantil, que devem ficar prontos em 13 meses.

Para serem selecionados, os municípios tiveram que cadastrar os projetos, justificando a necessidade. Foram escolhidas as propostas mais qualificadas, levando em consideração a localização do terreno, o tamanho e a característica do lote e a demanda da cidade.

Neste primeiro momento, o PAC das creches vai beneficiar 471 municípios brasileiros e construir 856 escolinhas. O governo federal vai investir quase R$ 1 bilhão. O FNDE espera assinar novos termos de compromisso com outras prefeituras até junho, para cumprir a meta de 1,5 mil creches contratadas em 2011.”

Publicado em 16/05/2011 -

Siga-nos

Sindicatos filiados