Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

Não tem jeito, quem deixou para tirar ou transferir o título de eleitor nos últimos dias, deverá ter paciência. Até esta quarta-feira, todos os cartórios do Estado abrem das 8h às 19h para atender as pessoas que precisam regularizar sua situação.

Mesmo com o horário estendido, nesta segunda-feira o dia foi de fila em muitos cartórios. Na Central de Atendimento ao Eleitor em Florianópolis, na rua Esteves Júnior, por volta das 15h a fila atravessava a quadra, chegando até a esquina com a rua São Francisco.

Até este horário, 452 pessoas já haviam sido atendidas. De acordo com o coordenador da Central, Ayrton Teixeira, o movimento era intenso desde a abertura e deve aumentar ainda mais até quarta.

Teixeira afirma que o movimento era esperado, principalmente porque durante o fim de semana, quando os cartórios fizeram plantão, a procura ficou abaixo das expectativas. No sábado foram atendidos 299 eleitores e, no domingo, 350.

Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), a maior demanda é para tirar a primeira via do título (42.330 em todo o estado), seguida pelos pedidos de transferência (36.167) e pela revisão (17.384).

— Neste momento a principal orientação é ter paciência e procurar se informar antes de ir para o cartório, para chegar com toda a documentação correta — destaca Teixeira.

Apesar da fila que se formava em frente ao cartório, para Paulo Carneiro, 65 anos, e Graça Carneiro, 61 anos, o atendimento foi rápido. Depois de se mudarem há dois anos do Pará para Santa Catarina, o casal foi nesta segunda-feira ao cartório para transferir o título.

Segundo Paulo, tratamentos de saúde impediram que fizessem a transferência antes. Para ele, é importante manter a situação do título regularizada para poder votar

— Além disso, temos netos aqui e queremos Santa Catarina e Florianópolis cada vez melhores para eles. Queremos contribuir para a formação de uma geração mais consciente — completa Graça.

A procura pelos cartórios eleitorais também foi grande em outros municípios da Grande Florianópolis. No cartório de São José, no bairro Kobrasol, a manhã foi tranquila, mas uma fila começou a se formar durante a tarde.

Até as 16h, haviam sido distribuídas cerca de 550 senhas. Em Palhoça, também houve pouca procura durante a manhã, mas no período da tarde era necessário aguardar o atendimento. Até as 16h, 260 pessoas haviam sido atendidas no local.

Pelo Estado

Em Joinville, só nesta segunda a Central do Eleitor atendeu a 1,3 mil pessoas. Em dias de movimento normal, cerca de cem eleitores procuram o cartório. As filas começaram a se formar logo cedo. Foram distribuídas senhas e o atendimento, ampliado: ocorre das 8h às 19h na rua Jaguaruna, 38, Centro.

Mais de de 300 pessoas foram atendidas no cartório eleitoral de Chapecó, que abrange também outros nove municípios. A fila tinha 57 pessoas. Dois funcionários foram remanejados para auxiliar outros cinco no atendimento.

De acordo com o chefe de cartório da 35ª Zona Eleitoral, Jean de Oliveira, a demanda principal é pelos novos títulos, principalmente de jovens entre 16 e 18 anos, que não têm obrigação de votar. Entre eles, estava o estudante Acy Acosta Júnior, 16 anos.

Ele ficou cerca de meia hora na fila, mas saiu do cartório feliz com o título.

— Vou poder opinar e depois cobrar — diz o rapaz, que considera importante a participação dos jovens no processo eleitoral.

Em Criciúma, o movimento no cartório referente à 10ª, 92ª e 98ª zonas eleitorais — que atende as cidades de Nova Veneza, Criciúma, Forquilhinha, Siderópolis e Treviso — triplicou em relação a semana passada.

Cerca de 500 pessoas foram atendidas para fazer a transferência do título de eleitor, para regularização ou para alistamento do primeiro título.

De acordo com o chefe de cartório José Réus Antônio, mais de 2 mil pessoas foram atendidas; 30% do movimento é só para alistamento. Até quarta-feira, o cartório funciona das 8h às 19h sem fechar ao meio-dia.

Fonte: DC

Publicado em 4/05/2010 -

Siga-nos

Sindicatos filiados