Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

Até 13 de julho passado, o ministério recebeu 63 delegações de 43 países. No mesmo período de 2011, foram 38 delegações de 24 países.

Além da segurança alimentar e nutricional, as missões estrangeiros também buscam informações sobre a estratégia do Plano Brasil Sem Miséria, a transferência de renda condicionada, a assistência social e o sistema de monitoramento e avaliação das políticas e programas sociais.

Os países africanos foram os que mais mandaram representantes ao Brasil para conhecer o trabalho desenvolvido pelo MDS. No período, o ministério recebeu delegações de 19 países daquele continente.

No início deste mês, missões do Senegal, Moçambique, Níger e Etiópia estiveram no MDS participando do Seminário Programa de Aquisição de Alimentos (PPA)-África. Eles foram a Arapiraca (AL) conhecer projetos do programa.

Também daquele continente, uma comitiva que demonstrou muito interesse pela forma como o Brasil trabalha a coordenação interministerial para erradicação da extrema pobreza foi a da África do Sul. A vice-ministra do Desenvolvimento Social daquele país, Maria Bongi Ntuli, esteve em janeiro passado no MDS para conhecer mais sobre o Plano Brasil Sem Miséria e o Programa Bolsa Família.

América Latina

Os países vizinhos da América Latina e Caribe foram o segundo maior contingente, com delegações de 11 nações da região visitando MDS. Foi desta região que uma das visitas já rendeu frutos, uma vez que muitos dos representantes de países que querem conhecer os projetos e ações do MDS pretendem implantar em suas nações similaridades ao que foi conhecido no Brasil.

A visita da ministra de Desenvolvimento Social de Honduras, Hilda Alvarado, em fevereiro passado, teve como desdobramento a elaboração de dois projetos de cooperação, que estão em fase de assinatura: “Fortalecimento Institucional do Programa de Asignación Familiar (Praf), com base nas experiências operacionais do Programa Bolsa Família” e “Capacitação técnica em Honduras no âmbito da política de proteção social”.

“A importância de receber essas delegações e atender às demandas delas é de compartilhar as tecnologias sociais do MDS, possibilitando a sua adequação às realidades de cada país que nos visita”, destaca a chefe substituta da Assessoria Internacional do MDS, Priscilla Campos.

Desde o início deste ano, o ministério tem tentado receber as delegações em grandes encontros e não individualmente. O próximo Seminário Internacional “Políticas Sociais para o Desenvolvimento”, quando são apresentadas as ações e projetos do ministério a estrangeiros, será entre os dias 27 a 30 de agosto. Na ocasião, os participantes conhecerão in loco um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), um restaurante popular e a uma experiência do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

(Ascom/MDS)

Publicado em 24/07/2012 -

Siga-nos

Sindicatos filiados