Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

No dia 9 de outubro o DIEESE realiza reunião da diretoria sindical, aberta para todos os dirigentes interessados.

Debate-Petroleo_e_nosso

O início da reunião será às 9h30, com a seguinte pauta: Campanha de filiação; Audiência Pública na ALESC alusiva aos 60 anos do DIEESE e debate sobre o livro “O petróleo é nosso”, de Maria Augusta Tibiriçá Miranda.

Todos e todas interessados/as são convidados a participar, o debate será no auditório da FECESC (A. Mauro Ramos, 1624, Centro). Venha e participe da reunião e do debate sobre conjuntura econômica e Petrobrás.

Sobre o livro “O petróleo é nosso”

livro-O_Petrolio_e_nosso

Livro de Maria Tibiriçá narra a luta pelo monopólio estatal do petróleo, de 1947 a 2004. Editora Vozes, primeira edição de 1983

Nascida em 1917, a paulista Maria Augusta Tibiriçá Miranda faleceu em 2015. Formada em Medicina, sua militância começou ainda na juventude em campanhas médico-sociais e feministas. Dedicou-se intensamente à campanha “O Petróleo é Nosso”. E, desde 1947, lutou pela defesa do monopólio do petróleo no Brasil. Foi presidente do Movimento em Defesa da Economia Nacional (Modecon).

O livro “O Petróleo É Nosso! – A luta contra o Entreguismo, pelo Monopólio Estatal” de 1983, é considerado referência histórica para todos os brasileiros e brasileiras no debate do tema.

O Sindpetro-RJ produziu, em 2009, o filme “O Petróleo Tem Que Ser Nosso – Última Fronteira”, que apresenta entrevista com a autora do livro. Você pode conferir em AQUI.

 

Publicado em 22/09/2015 - Tags: , ,

Siga-nos

Sindicatos filiados