Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

Semana Nacional Pela Democratização da Comunicação FNDCResistir ao golpe, defender a liberdade de expressão e lutar pela democracia!

Em um cenário repleto de ataques à democracia e à liberdade de expressão no país, o FNDC convoca sua militância a construir a Semana Nacional pelo Direito à Comunicação (Semana Democom), que este ano marca também as celebrações de 25 anos de fundação do Fórum. Nesta edição, a semana será prioritariamente compreendida entre os dias 13 e 23 de outubro. Orientamos aos comitês, entidades e ativistas que organizem atividades diversas, tais como debates, aulas públicas, intervenções artísticas e culturais, oficinas manifestações e atos, que denunciem as violações à liberdade de expressão e à democracia, que estão em curso no país, além da denúncia de políticos (especialmente candidatos) que são donos de canais de rádio e televisão, defesa da EBC e da comunicação pública – atualmente sob ataque – , defesa da pluralidade e liberdade na internet, entre outros temas que estão na ordem do dia na luta por democracia nas comunicações.

No próximo dia 18 de outubro, o FNDC lançará uma campanha nacional contra a violação da liberdade de expressão no Brasil, em ato na Câmara dos Deputados. Na ocasião, será lançado também um vídeo temático e disponibilizada uma plataforma online para denúncia dos mais diversos tipos de atentados contra a livre expressão, especialmente aqueles relacionados ao papel da mídia na construção da democracia.

Nesse contexto, são tarefas específicas das entidades e comitês filiados:

– Realizar atividades que tenham como foco a defesa da democracia nas comunicações e no Brasil, em referência aos 25 anos de luta do FNDC, incluindo a divulgação da campanha contra violações à liberdade de expressão;

– Além da organização das atividades sugeridas, ao longo da semana, ou em datas próximas, entidades e comitês filiados devem dar ampla divulgação, inclusive repassando informações para Secretaria do Fórum, a fim de potencializar a mobilização e a visibilidade das ações;

– O FNDC, por meio de seu portal e redes sociais, está disponibilizando informações e material para produção de peças e divulgação das atividades da Semana Decomom. Recomendamos acesso às seguintes fontes:

Portal: www.fndc.org.br
Facebook: https://www.facebook.com/fndc.br/
Twiter: https://twitter.com/fndc_br

Agenda nacional:

18 de outubro (terça-feira) – Ato Político pelos 25 anos do FNDC: em defesa da democracia na comunicação e no Brasil. A atividade também marcará o lançamento de uma campanha nacional contra violações à liberdade de expressão. Local: Salão Nobre da Câmara dos Deputados, Brasília. A partir das 16h.

OBS.: Este ato reunirá militantes históricos da luta pela democratização da comunicação e construção do FNDC, artistas, intelectuais, políticos e ativistas. Recomenda-se aos representantes de entidades e comitês que se organizem a participação de representantes na atividade, além de dar ampla divulgação e repercussão desta agenda!
Lutar contra o golpe, pela democracia!
NAS REDES, NAS RUAS, NAS LUTAS DO POVO!

Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação – FNDC

 

Fonte: Contracs

Siga-nos

Sindicatos filiados