Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

De 6 a 8 de agosto será realizado o 2º Seminário Unificado de Imprensa Sindical. O evento é organizado pelo Fórum de Comunicação da Classe Trabalhadora e será um espaço de debates sobre a imprensa sindical na disputa de hegemonia. O tema do seminário deste ano é: “A Democratização da Comunicação e a luta contra a Criminalização dos Movimentos”.

 

Entre os temas que serão abordados estão: Lei de meios – realidade e perspectivas no Brasil e na América Latina; Como andam o jornalismo sindical e as condições de trabalho nas assessorias de imprensa?; A importância da Mídia Alternativa na luta contra a criminalização dos movimentos e a disputa de hegemonia; e A aplicação das redes sociais no jornalismo sindical.

O Seminário é voltado para jornalistas, assessores de comunicação, dirigentes sindicais e estudantes na área de comunicação. Durante o evento haverá espaço para exposição dos materiais dos sindicatos.

 

As inscrições estão abertas até 23 de julho.

 

Hospedagem

Sugerimos hospedagem no Hotel Canto da Ilha, local do evento. Endereço: Av. Luiz Boiteux Piazza, 4810 – Praia de Ponta das Canas.

Valores da hospedagem no Hotel Canto da Ilha – www.cantodailha.com.br

Apto para duas pessoas: R$ 150,00

Apto para três pessoas: R$ 195,00

*preços promocionais somente para quem participar do evento.

 

Como se inscrever?

– a inscrição pode ser realizada pelo e-mail: imprensasindical2014@gmail.com, contendo o nome do participante, telefone para contato, cidade/estado e local de trabalho.

– o valor da inscrição deve ser depositado no Banco do Brasil, agência 4236-6, conta nº 7011-4 ou na Caixa Econômica Federal, agência 1078, operação 003, conta nº 333-9. (CNPJ Sindprevs/SC: 782671430001-51)

– o comprovante do depósito da taxa de inscrição deve ser enviado através do e-mail: imprensasindical@gmail.com.br com o nome completo do participante.

– a inscrição só estará confirmada após o envio do comprovante do depósito.

 

Mais informações: imprensa2@sindprevs-sc.org.br e imprensa@sinasefe-sc.org.br ou pelos telefones (48) 3224-7899 (com Marcela Cornelli, das 13h às 18h) e (48) 3028-5787 (com Luciano Faria, das 13h às 18h)

 

PROGRAMAÇÃO:


Dia 6 de agosto (quarta-feira)

18h30min – abertura

19h – Palestra: O jornalismo sindical na era da disputa pela hegemonia, com Vito Gianotti, Coordenador do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC).

20h30min – Debate

21h – Coquetel de confraternização e lançamento de livro.

 

Dia 7 de agosto (quinta-feira)

9h – Mesa: Lei de meios – realidade e perspectivas no Brasil e na América Latina

Debatedores:

Nora Veiras, jornalista argentina, subeditora da Seção Política do Jornal Página 12, integrante da equipe jornalística do programa 678 da TV Pública da Argentina e condutora do programa diário Manhã Mais da Rádio Nacional Argentina

Elaine Tavares, jornalista, mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, pesquisadora no Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA/UFSC) e editora da revista Pobres & Nojentas.

10h30min – Debate

12h – Almoço

14h – Mesa: Como andam o jornalismo sindical e as condições de trabalho nas assessorias de imprensa?

Debatedores:

Roberto Ponciano, mestre em História, Coordenador de Imprensa da Fenajufe, diretor de imprensa do Sisejufe e um dos criadores da Revista Ideias;

Magali Moser, professora do curso de jornalismo da FURB e jornalista do SINSEPES/Blumenau;

Glauco Marques, ex-diretor de imprensa do Sinergia e comunicador da Rádio Comunitária Campeche.

15h30min – Debate

16h – Café

16h30min – Palestra: A importância da Mídia Alternativa na luta contra a criminalização dos movimentos e a disputa de hegemonia

Pablo Capilé, do Coletivo Fora do Eixo;

Vívian Virissimo, editora do Brasil de Fato Rio de Janeiro e diretora do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro.

18h – Encerramento

 

Dia 8 de agosto (sexta-feira)

9h – Palestra: A aplicação das redes sociais no jornalismo sindical, com Gustavo Barreto, jornalista, pesquisador, professor e colaborador do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC).

10h30min – Debate

12h – Almoço

14h – Mesa de avaliação, propostas e encaminhamentos

17h – Encerramento

Escrito por: Fórum de Comunicação da Classe Trabalhadora de Santa Catarina

Publicado em 16/06/2014 -

Siga-nos

Sindicatos filiados