Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

Sitracom AraranguaDia 30 de outubro é o dia do comerciário e para homenagear a maior categoria do Vale do Araranguá, o Sindicato dos Comerciários – Sitracom promove no dia 24, o 1º Jantar Dançante do Comerciário.

Como já diz o ditado, vender é um dom. Todos os dias os trabalhadores do comércio, chamados de comerciários, atendem de forma muito profissional milhares de pessoas, fazendo a intermediação entre produto e cliente.

“É uma forma de estarmos homenageando a classe por qual tanto lutamos, os comerciários. Todos nossos associados estão convidados a vir festejar com uma deliciosa janta, acompanhada de muita dança,” explicou a organização do evento.

Os organizadores também salientaram que os associados e acompanhantes de sócio do Sitracom têm entrada gratuita. “Este Jantar é gratuito ao sócio, pois é uma forma de reverter a contribuição mensal em benefícios a todos que fazem parte do sindicato.”

O evento está programado para iniciar às 20h no Centro de Eventos Praiano, localizado na Rodovia ARA-227, que dá acesso ao Morro dos Conventos. A atração principal vai ficar a cargo do DJ criciumense JB. No dia também haverá sorteio de prêmios. O ingresso para quem não é sócio sai ao custo de R$ 20,00. Maiores informações: (48) 3524-1964.

Porque dia do comerciário?

A origem desse dia nasceu no século passado e tem origem na luta dos trabalhadores do comércio por melhores condições de trabalho e qualidade de vida. Nessa época, os comerciários eram obrigados a cumprir jornadas de trabalho superiores a 12 horas diárias e trabalhar aos domingos e feriados sem direito a folga, além de conviverem com a ameaça de demissão, caso reclamassem.

No dia 29 de outubro de 1932, cinco mil comerciários, no Rio de Janeiro, organizaram uma grande manifestação e seguiram em passeata em direção ao Palácio do Catete, onde foram recebidos pelo então Presidente da República, Getúlio Vargas. Neste encontro, os comerciários entregaram ao presidente as reivindicações da jornada de trabalho de oito horas diárias e repouso remunerado aos domingos.

Este fato transformou a categoria dos comerciários em precursores da luta dos trabalhadores na conquista da jornada de trabalho de oito horas diárias e repouso aos domingos e feriados. Como o decreto presidencial foi publicado no dia 30 de outubro, esse dia ficou marcado como o “Dia do Comerciário” e a reivindicação da categoria foi, posteriormente, estendida a todos os trabalhadores do Brasil.

Fonte: Felipe Balthazar/SEC Araranguá e Região

Publicado em 19/10/2015 - Tags:

Siga-nos

Sindicatos filiados