Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

Vitoria dos trabalhadores do servico publico de FlorianopolisForam 38 dias de resistência contra um pacote de maldades do prefeito Gean Loureiro do PMDB. Organizados pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis – SINTRASEM, os servidores da capital fizeram história e conseguiram derrubar diversos projetos impetrados pela administração recém empossada, que atentavam diretamente contra os direitos dos trabalhadores e contra os serviços públicos da cidade.

“Há um mês estávamos apanhando da polícia por resistir contra o pacote do prefeito, que foi aprovado com um voto de diferença na Câmara de Vereadores. Hoje celebramos essa conquista dos trabalhadores e mostramos que a luta muda a lei!”, destaca a Secretária de Comunicação do Sintrasem, Ana Claudia Silva. A diretora do sindicato lembra de todos os desafios que passaram nesses quase 40 dias de greve. “Começamos uma greve em período de férias de grande parte da categoria, a cidade cheia de turistas, a imprensa tentando colocar a sociedade contra o movimento e a justiça criminalizando o sindicato. Não foi fácil, mas quando colhemos o resultado, percebemos que nada está perdido para quem luta!”

O fim da greve se deu através da intermediação do Tribunal de Justiça que no dia 22 de fevereiro fez uma audiência para buscar o fim da paralisação dos trabalhadores. No acordo o  prefeito Gean precisou recuar e retirou todos os projetos que visavam acabar com os direitos, como o pagamento do anuênio e do triênio; a incorporação das gratificações na aposentadoria; férias de 65 dias para as auxiliares de sala; adiantamento do 13º para as trabalhadoras gestantes e licença prêmio. Para Ana Claudia outra vitória significativa foi a retirada do Projeto da Previdência dos servidores, que além de propor o aumento da alíquota, estabelecia um teto para pagar a aposentadoria complementar. “Num tempo em que o debate no país é um ataque as aposentadorias e a previdência, conseguir que o prefeito do mesmo partido que o Temer, recue nesse projeto é algo simbólico e de extrema importância. Se foi possível em Florianópolis, é possível no país”.

A Secretaria de Mulheres da CUT-SC, Sueli Silvia Adriano, acompanhou a assembleia de encerramento da greve e destacou a unidade dos trabalhadores na resistência contra o pacote de maldades do Gean. “Os trabalhadores e trabalhadoras do serviço público municipal de Florianópolis estão de parabéns! A luta deles mostrou aos quatro cantos do país, que se os trabalhadores estão organizados e unidos, que não tem prefeito ou patrão que vá conseguir retirar direitos!”, para Sueli a greve do Sintrasem além de entrar para a história dos trabalhadores catarinenses, serve como um aviso aos prefeitos que tentarem impetrar projetos semelhantes.

Fonte: Sílvia Medeiros / CUT-SC

Publicado em 24/02/2017 - Tags: , ,

Siga-nos

Sindicatos filiados