Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

Na tarde do dia 05, no primeiro dia de atividades do 7º Congresso Nacional da Contracs, a Secretária Nacional de Organização da CUT, Denise Motta Dau participou da segunda mesa temática apresentando dados sobre “Estrutura e Organização Sindical”.

Ela resgatou a história de organização sindical no Brasil até os dias atuais. Enalteceu o trabalho da Central Única dos Trabalhadores que neste ano completou 25 anos de luta, apontando que a CUT representa 40,71% dos sindicalizados do país com mais de 1625 sindicatos filiados, destacando-se como a maior central de trabalhadores brasileira e da América Latina e a quinta maior do mundo. No entanto, apontou que apesar de toda essa organização de trabalhadores ainda 49,20% dos sindicatos não estão filiados a nenhuma Central. “Do ponto de vista de organização sindical, temos a missão de trazer esses sindicatos para a CUT, fortalecendo a nossa ação junto aos trabalhadores e ao movimento sindical”.

Dando continuidade ao tema, apresentou características das Relações do Trabalho e do Comércio e as Relações Sindicais. “As estatísticas indicam que 62% dos trabalhadores do comércio e de serviços no Brasil não são filiados a nenhum sindicato e a nenhuma central e, dos trabalhadores que estão filiados 15% estão ligados a CUT”, destaca.

De acordo com Denise Motta, os desafios para o movimento sindical permeiam entre a sustentação financeira, a organização sindical e os direitos trabalhistas. Entre esses desafios está o combate à terceirização, que atinge um grande número de trabalhadores e trabalhadoras brasileiros, com altos índices no setor de comércio e serviços. “A CUT tem discutido esta questão em um Grupo de Trabalho que se reúne periodicamente, composto por várias confederações, entre elas a Contracs, que tem uma participação ativa nas discussões”, diz Denise.

Questionada sobre a crise mundial, a Secretária Nacional de Organização da CUT concorda que isso irá impactar o mercado de trabalho, mas que é preciso buscar alternativa. “Este é o momento de reafirmar o que nós (movimento sindical) queremos e disputar um projeto de sociedade, de país, com políticas públicas que irão beneficiar o Brasil”.

Ao final da atividade, o Secretário de Relações Internacionais da Contracs, Alci Matos Araújo apresentou à plenária uma Moção de Apoio aos Trabalhadores Cortadores de Cana de SinalCorteros, na Colômbia. Num gesto de solidariedade e militância, a plenária aprovou por unanimidade a moção que apóia a greve promovida pelo Sindicato Nacional dos Cortadores de Cana, em prol dos trabalhadores que estão sob regime precário de trabalho quase em escravidão.

A moção foi entregue ao representante da UITA – Unión Internacional de Trabajadores de La Alimentación, Agrícola, Hoteles, Restaurantes, Tabaco y afines, Carlos Amorim que participa do Congresso e que encaminhará o documento ao presidente da Colômbia, Álvaro Uribe.

Ainda no período da tarde, os delegados debateram o tema “Estrutura e Organização Sindical”, um dos tópicos do Caderno de Tese do Congresso. Na quinta-feira, 06, as discussões continuam e os delegados dividem-se em grupos para discutir os temas “Balanço e Políticas Permanentes” e “Estratégia e Plano de Lutas”. Os resultados propostos pelos grupos gerarão o Caderno de Resoluções da Contracs/CUT.

Por Lilian Rochael, de Nazaré Paulista (SP), site da Contracs.

Publicado em 7/11/2008 -

Siga-nos

Sindicatos filiados