Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

Período de teste – Os supermercados de Braço do Norte não abrirão nos domingos e feriados por um período de três meses. O acordo firmado entre a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Acivale começa a valer no próximo dia 1º e servirá como ‘teste’, para avaliar se a sociedade acolhe a ideia dos estabelecimentos não abrirem aos domingos.

A polêmica iniciou quando entrou em votação o projeto de lei complementar nº 03/2010, que estabelece o horário de funcionamento para indústrias, comércios e serviços no município. As principais mudanças seriam aplicadas aos supermercadistas que mantêm os seus estabelecimentos abertos em feriados e domingos. O projeto, aprovado em primeira votação, foi retirado de pauta após uma reunião entre o poder executivo, entidades, lojistas e o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Tubarão e Região.

O acordo – O acordo que prevê o fechamento aos domingos e feriados, foi assinado pelos supermercados Tieli, Líder, Vencedor, Colonial e Sol e Mar. Ficará em vigor até 31 de agosto. Se for quebrada a proposta, o projeto de lei voltará a tramitar na câmara de vereadores.

Luta histórica – O fechamento do comércio aos sábados à tarde, domingos e feriados é uma luta histórica dos comerciários já que prejudica sua relação familiar, além de quebrar valores e princípios como religião, tradição e cultura. A falta de estrutura como creches públicas em horários especiais e a deficiência no transporte coletivo também criam condições desfavoráveis aos comerciários.

A ampliação do horário de abertura do comercio não gera emprego como muitos afirmam, mas amplia de forma desumana a jornada de trabalho. O comerciário, geralmente comissionista, teria que estender sua carga horária para manter a mesma remuneração, o que significaria maior desgaste físico e emocional pelo mesmo salário.

Publicado em 21/05/2010 -

Siga-nos

Sindicatos filiados