O tornado mais violento dos Estados Unidos dos últimos 50 anos arrasou a cidade de Joplin, no Missouri, matando 116 pessoas e deixando um rastro de destruição. O tornado varreu a cidade de Joplin, perto da fronteira com Oklahoma e Kansas, na noite de domingo, menos de um mês depois que uma série de fenômenos parecidos que deixaram 354 mortos no sudeste do país.
— Mais de 70% de Joplin, cidade de 50 mil habitantes, foi destruída — explicou Christy Bertelson, porta-voz do governador do Missouri.
Este foi o tornado que fez o maior número de vítimas desde 1953, quando o mesmo número de pessoas morreu no estado de Michigan. Porém, as autoridades anteciparam que mais mortes podem ser anunciadas.
Segundo o jornal Joplin Globe, há mais de mil pessoas hospitalizadas devido à passagem do tornado. As equipes de resgate seguem trabalhando para encontrar sobreviventes e socorrer a população.
Em um comunicado, a Casa Branca informou que o presidente Barack Obama, que ofereceu suas condolências às vítimas em uma viagem pela Europa, tem conhecimento da tragédia e das ações de ajuda.
— O presidente recebeu várias atualizações sobre os danos do tornado durante o voo. Deu instruções à sua equipe de governo para mantê-lo atualizado e permanecermos em estreita coordenação com autoridades estatais e locais a partir de agora — afirmou o documento.
Obama ofereceu o respaldo do governo federal e elogiou os esforços das pessoas que ajudam aos afetados. Em Joplin, as pessoas procuravam entre os escombros na busca por parentes, amigos e vizinhos.
“