Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu ontem (2) que para resolver a atual crise econômica mundial, os países ricos devem, primeiro, solucionar os problemas de seus mercados internos de crédito bancário. Para o presidente, com isso feito, metade do caminho para a solução da crise já estaria percorrido.

“É resolver o problema do sistema financeiro interno de cada país para que os bancos voltem a fazer crédito para a população, é restabelecer a confiança para se voltar a consumir. Isso já seria 50% ou 60% de caminho andado”, afirmou Lula, durante viagem de Paris para Londres.

O presidente também destacou o papel dos países ricos, em particular dos Estados Unidos, para reverter as dificuldades enfrentadas pelo mercado financeiro. “Essa crise pega alguns países como os Estados Unidos, que têm mais responsabilidade com a crise porque são o país mais rico do mundo, que têm que resolver o problema externo e o problema interno”.

Ele explicou que as medidas a serem tomadas devem recuperar a demanda interna dos países, fazendo com que a população volte a consumir. Em seguida, o foco seria, na opinião de Lula, irrigar o crédito internacional, por exemplo, disponibilizando dinheiro para ser emprestado via Fundo Monetário Internacional (FMI).

“Os que podem mais vão contribuir para restabelecer o crédito externo, sobretudo para facilitar o fluxo de exportação, para isso você precisa fortalecer o Fundo Monetário Internacional, o Banco Mundial”, completou.

Lula também ressaltou que não se pode começar a reunião do G20, em Londres, pensando que nada vai ser resolvido. Na visão do presidente, se isso acontecesse, o grupo começaria a perder a credibilidade frente à população. Além disso, ele afirmou que a situação da economia mundial não pode esperar por uma próxima reunião, daqui a quatro meses, para ser resolvida.

 

Ao chegar à reunião do G20, Obama diz que Lula é o político mais popular do mundo

Um vídeo da BBC Brasil mostra que, diante do primeiro-ministro da Austrália, Kevin Rudd, Obama cumprimentou Lula e disse, num momento de descontração: “Esse é o cara. Eu adoro esse cara”. Em seguida, o presidente americano se dirigiu ao primeiro-ministro australiano e afirmou que Lula é o político mais popular do mundo.Rudd acrescentou: “O mais popular político de longo mandato”. O presidente americano respondeu na sequência: “É porque ele é boa pinta”.

Agência Brasil

Publicado em 2/04/2009 -

Siga-nos

Sindicatos filiados