Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email
O ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Luis Almagro, está hoje (21) Brasília para aprofundar as parcerias na área de integração regional. A visita dele ocorre a um mês da viagem da presidenta Dilma Rousseff a Montevidéu, capital uruguaia. O governo do presidente uruguaio, José Pepe Mujica, está na Presidência temporária do Mercosul.

Em Brasília hoje,  Almagro se reúne com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, para revisar os temas da agenda bilateral e regional. Ambos também prepararão as reuniões para a Cúpula do Mercosul, em dezembro – na qual estarão Dilma, Mujica e os presidentes da Argentina, Cristina Kirchner, e do Paraguai, Fernando Lugo.

Nas reuniões em Montevidéu, a previsão dos negociadores é que os impactos da crise econômica internacional e a retomada das negociações com a União Europeia dominem as discussões. Em maio deste ano, quando Dilma esteve no Uruguai, foram firmados 16 protocolos de parcerias. Na ocasião, predominaram as propostas de acordos científicos e comerciais.

O Brasil é o principal parceiro comercial do Uruguai. Em 2010, o comércio bilateral superou US$ 3 bilhões, representando um aumento 19,4% em relação a 2009. O intercâmbio comercial foi equilibrado, tendo o montante de exportações brasileiras atingido US$ 1,5 bilhão, mesmo valor das importações provenientes do país vizinho.

Agência Brasil

Publicado em 21/11/2011 -

Siga-nos

Sindicatos filiados