Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

A paralisação teve início na última quinta-feira, 3 de julho, e foi decidida em virtude do impasse nas negociações, após assembleia geral. A categoria reivindica por melhores condições salariais.

 

Os trabalhadores no comércio de Teresina, no estado do Piauí, entraram em greve após diversas rodadas de negociação para o aumento salarial da categoria. Já no primeiro dia de paralisação, 3 de julho, os comerciários fecharam todo o centro comercial da capital, e organizaram manifestações pelas principais ruas da cidade.

Enquanto o movimento anunciava a paralisação e solicitava apoio dos clientes e da população, os sindicalistas se revezavam nos discursos, denunciando as arbitrariedades cometidas pelos patrões contra a categoria comerciária.

“O objetivo principal desta manifestação é reivindicar um piso salarial digno, vale alimentação, plano de saúde, jornada de trabalho decente e principalmente chamar nossos colegas trabalhadores a participar da greve. Os empresários estão impedindo os trabalhadores de participar da paralisação, ameaçando suspensão e até demissão. A greve é um direito conquistado pela classe trabalhadora”, disse o secretário-geral do Sindicato dos Comerciários de Teresina, Valdivino Nonato de Sousa.

De acordo com os organizadores, a greve teve saldo significativo para a categoria comerciária. “Estamos recebendo apoio dos comerciários, mesmo daqueles que não puderam sair das lojas. Eles estão nos enviando mensagens via redes sociais e nos telefonando”, afirmou Maria do Rosário Assunção, secretária de Comunicação, ressaltando que a paralisação se estenderá também à área dos shoppings, na zona leste, onde a exploração contra a categoria comerciária bate recorde.

 

Primeira audiência de dissídio coletivo é realizado no TRT

 

Nesta segunda-feira, 7 de julho, o Sindicato dos Comerciários de Teresina entrou com dissídio coletivo de greve no Tribunal Regional do Trabalho – TRT. A primeira audiência de conciliação contou com a presença do desembargador-presidente do TRT, Francisco Meton Marques, que encaminhou uma notificação para o Sindicato dos Lojistas.

Os trabalhadores do comércio de Teresina apresentaram as reivindicações da categoria contidas nas propostas apresentadas ao setor patronal no mês de maio, quando foi iniciada a campanha salarial 2014. Os empresários negam qualquer discussão que envolva vale alimentação e apresentaram apenas o índice da inflação para reajustar os salários.

Com informações do Sindicato dos Comerciários de Teresina – SINDCOM. Repercussão da greve na mídia, em Piauí:

http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2014/07/comerciarios-paralisam-atividades-e-algumas-lojas-ficam-fechadas-na-capital.html

 

http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2014/07/greve-dos-comerciarios-entre-no-5-dia-e-sindicato-promete-novo-protesto.html

Publicado em 8/07/2014 -

Siga-nos

Sindicatos filiados