Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

A Câmara de Vereadores de Lebon Régis aprovou na última quarta-feira (1º) uma emenda à lei que regulamenta o horário de funcionamento do comércio no município proibindo sua abertura aos domingos. O fato de não haver a regulamentação estava criando conflitos até mesmo entre os supermercadistas.

Após várias reuniões entre a CDL, representantes dos supermercadistas e o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Caçador e Região foi apresentada à Câmara de Vereadores uma proposta de emenda à lei. Aprovada na última quarta-feira a legislação prevê a abertura dos mercados de segunda a sexta-feira das 8h às 19h30 e aos sábados até as 18h. Já o comércio funcionará de segunda a sexta-feira até às 18h e em dois sábados até as 16h.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Vilmar Zollner a iniciativa dos supermercadistas em propor uma solução para os conflitos demonstrou a maturidade do setor. “A maioria estava ciente de que a melhor alternativa era o fechamento aos domingos”, informou Zollner.

A luta contra a abertura do comércio aos domingos é uma das principais bandeiras da Fecesc que defende que a qualidade de vida passa pelo descanso aos domingos. A abertura do comércio aos domingos não garante a geração de emprego já que o excesso de horas extras e o revezamento de funcionários impede a criação de novas vagas.

Outro fator é que os comerciários que trabalham nos domingos não recebem o adicional que está previsto na legislação. Os pequenos comerciantes também são prejudicados já que não têm condições de concorrer com as grandes redes do comércio e acabam, muitas vezes, obrigados a fechar as portas e demitir, agravando ainda mais o problema do desemprego.

 

Publicado em 6/04/2009 -

Siga-nos

Sindicatos filiados