Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

O Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972 e desde então, é comemorado anualmente com o objetivo de chamar a atenção e promover ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental. Em 2009, com o aumento da preocupação mundial sobre as mudanças climáticas e seus impactos, a ONU elegeu o assunto como tema do Dia Mundial do Meio Ambiente e apresentou o lema “Seu planeta precisa de você: Unidos contra as mudanças climáticas”.

De acordo com a organização, isso é reflexo da urgência com que as nações devem atuar na redução das emissões de gases de efeito estufa e nas iniciativas de adaptação ao fenômeno. Com essa mensagem, as Nações Unidas pedem que os países “atuem de maneira harmônica para fazer frente às mudanças climáticas, para manejar adequadamente suas florestas e outros recursos naturais e para erradicar a pobreza”.

Segundo o Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, o mundo precisa de um "Novo Pacto Verde" centrado no investimento em fontes renováveis de energia, infra-estrutura ecológica amigável e eficiência energética. Isto não só irá criar empregos e promover recuperação econômica, mas ajudará também a combater o aquecimento global. “Se investirmos, mesmo que parte dos substanciais pacotes de estímulo econômicos na economia verde, poderemos transformar a crise de hoje no crescimento sustentável de amanhã”, disse em mensagem divulgada pela ONU.

Este ano, o México será a sede mundial das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente o que, segundo a ONU, reflete o engajamento dos países da América Latina e Caribe na luta contra as mudanças climáticas e na transição para uma sociedade de baixo carbono.

No Brasil, o Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente lançou um hotsite para o Dia Mundial do Meio Ambiente, com o objetivo de atrair uma maior atenção para as iniciativas globais de combate a problemas ambientais. O site informa sobre campanhas como a “7 bilhões de árvores”, traz dicas de ações diárias para diminuir a emissão de carbono, além de informações sobre o filme “Home – nosso planeta, nossa casa” que terá estréia mundial no dia do meio ambiente. O tema de 2009 é “Seu planeta precisa de você! Unidos para combater as mudanças climáticas”. Para conhecer melhor as campanhas, acesse o site www.ipc-undp.org/dmma .

 

Publicado em 4/06/2009 -

Siga-nos

Sindicatos filiados