Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

A Fecesc levará para Jaraguá do Sul no dia 25 de setembro a peça de teatro DONA MARIA, A LOUCA escrita pelo dramaturgo florianopolitano e funcionário da FECESC Antônio Cunha. O evento compõe as festividades do aniversário de 60 anos da entidade comemorado no dia 20 deste mês. A apresentação será às 20 horas, no Teatro da Sociedade Cultura Artística – SCAR com entrada franca.

 

O espetáculo, sucesso em Portugal desde a sua estréia em julho de 2011, é encenado pela grande atriz portuguesa Maria do Céu Guerra. Ela virá a Santa Catarina para participar do Festival de Teatro de Florianópolis e fará apresentações também em outras cidades do Estado e no Rio de Janeiro.

 

O evento será aberto a convidados e ao público em geral, especialmente aos comerciários e seus familiares. A entrada será franca e os ingressos poderão ser adquiridos no próprio teatro ou no Sindicato dos Comerciários de Jaraguá do Sul, que co-patrocina o evento. A produção do espetáculo é da Esfera Produções Artísticas.

 

SOBRE A PEÇA:

 

Fevereiro de 1808. Atraca por fim na baia da Guanabara parte da frota que, conduzindo a corte portuguesa, zarpara apressadamente de Lisboa numa manhã de novembro de 1807, fugindo da invasão das tropas napoleônicas. Aportada em águas calmas, a velha rainha Dona Maria I, já debilitada física e mentalmente, é mantida ainda por dois dias no interior da nau Príncipe Real. A peça apresenta Dona Maria I naqueles dois intermináveis dias dentro da nau, acompanhada de sua aia Joaninha. Num movimento pendular, Dona Maria resgata os fatos marcantes da sua vida, que se confundem com os principais eventos que caracterizam o fim da monarquia despótica portuguesa, entrelaçando-os com aquele seu particular momento diante do “fim de mundo” do qual é, paradoxalmente, prisioneira e senhora. Poder, manipulações palacianas, religião, estado, consciência e loucura. A história se torna pano de fundo, um sudário esburacado sobre o qual D. Maria deposita a sua alma esquartejada à apreciação pública, à dissecação solene pela platéia.  Do alto de sua “insanidade” a protagonista assim define o seu tormento: “a loucura não é uma porta que se nos fecha, mas muitas janelas que se nos abrem, só que todas ao mesmo tempo”. Estamos na baía da Guanabara. D. Maria I espera no barco com a sua aia Dona Joaninha, que as venham buscar. Um dia? Uma noite? Dois dias? Uma longa noite? Em qualquer caso uma vida.

 

Evento:           Peça teatral DONA MARIA, A LOUCA

Data:               25 de setembro de 2012

Hora:               20h

Local:              Teatro da Sociedade Cultura Artística – SCAR / Jaraguá do Sul

Entrada:          Franca

Contatos:        Fecesc (48) 3229 8623 / fecesc@fecesc.org.br

                    SEC de Jaraguá do Sul (47) 3371 1555

Publicado em 12/09/2012 -

Siga-nos

Sindicatos filiados