Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

Em sessão solene, o DIEESE foi homenageado pelos 60 anos de história, uma instituição de pesquisa e assessoria, que tem a pluralidade e seriedade como sua grande riqueza

 

Homenageados Dieese

 

O Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos – DIEESE completa em 2015, 60 anos de fundação. Em homenagem a essa entidade formada pelo movimento sindical brasileiro e estratégica na luta da classe trabalhadora, o Deputado Estadual, o agricultor familiar Dirceu Dresch do PT, fez uma sessão solene na noite do dia 20 de outubro, no plenário da Assembleia Legislativa – Alesc em Florianópolis.

Trabalhadores e trabalhadoras de diferentes categorias, líderes sindicais e movimentos sociais, estiveram presentes e acompanharam a homenagem para a entidade. Além do DIEESE, centrais sindicais e algumas federações de trabalhadores também foram homenageados.

Anna Julia Rodrigues, professora da rede estadual e presidenta da CUT-SC recebeu a homenagem representando a maior central sindical do estado e agradeceu ao DIEESE pelo trabalho prestado às entidades sindicais. “Temos o DIEESE como grande parceiro, eles são muito mais do que um departamento que faz estudos econômicos e que nos dão subsídios nas negociações, o DIEESE é uma entidade estratégica, que nos fortalece e ajuda na construção de uma sociedade igualitária”, destaca Anna.

Francisco Alano, comerciário de Criciúma e presidente da Federação dos Empregados do Comércio do Estado de Santa Catarina – FECESC que é filiada à CUT, também foi um dos homenageados e falou em nome das entidades sobre a história de construção do DIEESE em Santa Catarina. Segundo o comerciário que foi o primeiro coordenador do DIEESE de Santa Catarina, foi uma fase difícil, num período de regime militar, mas que precisava ser enfrentado para o fortalecimento das entidades dos trabalhadores catarinenses.

Atualmente a entidade é coordenada também por uma liderança da FECESC, o comerciário de Caçador, Ivo Castanheira que destaca como uma conquista histórica da entidade, a construção do Piso Estadual de Salários. “Conquistar um piso regional, construído por diversas centrais e federações e elevar o salário dos trabalhadores catarinenses é sem dúvida um feito histórico para o DIEESE e para as entidades sindicais do estado”, salienta Castanheira.

O DIEESE nacional completa 60 anos de fundação e o DIEESE de Santa Catarina, tem um pouco mais da metade dessa idade. Com 34 anos, o DIEESE catarinense conta com 90 entidades filiadas e uma equipe de sete funcionários. “Temos uma grande riqueza que é a nossa seriedade, o que tem trazido reconhecimento inclusive por parte dos patrões. Eles podem até ser contra os dados que apresentamos, mas nunca duvidam da nossa credibilidade”, salienta José Álvaro Cardoso, economista e supervisor técnico do DIEESE/SC.

Fonte: por Sílvia Medeiros / CUT-SC

Publicado em 21/10/2015 - Tags: , ,

Siga-nos

Sindicatos filiados