Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em conjunto com as centrais sindicais, realizou nesta quinta-feira (24), em Florianópolis, a IX Jornada Nacional de Debates. Com o tema “Desafios e perspectivas das negociações em 2014”, a edição foi realizada simultaneamente nas 18 cidades onde o Dieese possui escritórios regionais. Nas demais capitais onde não há escritório regional, a jornada acontece entre os dias 6 e 16 de maio.

O evento foi realizado no auditório da FECESC, das 10h às 13h, e foi coordenada pelo economista e supervisor técnico do DIEESE em Santa Catarina, José Álvaro Cardoso. Ele abriu a Jornada destacando a importância de oferecer subsídios aos sindicatos filiados e ainda debater as tendências da economia para que as negociações nas bases sejam mais efetivas em prol dos trabalhadores. O coordenador da Direção Sindical do DIEESE em SC, Ivo Castanheira, que é diretor da FECESC, afirmou que é preciso se organizar cada vez mais e manter atualizado um levantamento das datas base dos sindicatos para que haja troca de informações.

Em seguida, os cerca de setenta líderes sindicais presentes assistiram o vídeo com a fala do diretor técnico do DIEESE, Clemente Ganz Lúcio. Ele apresentou os principais indicadores da conjuntura nacional, os números acumulados desde 2003 e as perspectivas para esse ano. “Quase a totalidade das categorias conseguiram repor nos salários a inflação acumulada. A tendência para 2014 é termos uma ação sindical revigorada, uma inflação semelhante a de 2013 e uma evolução do salário mínimo real como tem ocorrido nos últimos anos”, afirmou Clemente, que finalizou alertando para as demandas que vem surgindo na sociedade e que o movimento sindical tem capacidade para atuar localmente, como os temas e mobilidade urbana, saneamento e educação.

Depois do vídeo, foi formada uma mesa de debates com o coordenador sindical do DIEESE, Ivo Castanheira, e os representantes das centrais sindicais: Cleverson de Oliveira, do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Joinville, que é também secretário de formação da CUT/SC; Luiz Silva, presidente da Fevasc e Moacir Pedro Rubini, diretor da Fetiesc ambos da UGT e Orlando Soares Filho, do Sindicato dos Servidores Municipais de Brusque, pela Força Sindical. Eles debateram as questões específicas de Santa Catarina de acordo com o cenário apresentado pelo DIEESE.

Publicado em 24/04/2014 -

Siga-nos

Sindicatos filiados