Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

Todos os países da União Europeia (UE), à exceção de Reino Unido e República Checa, assinaram nesta sexta-feira em Bruxelas o pacto fiscal que sela seu compromisso com a disciplina orçamentária e visa equilibrar as contas públicas para evitar futuras crises de dívida, como a que atinge atualmente a Eurozona.


Os chefes de Estado e de governo de 25 países-membros da UE rubricaram o chamado “”Tratado para Estabilidade, Coordenação e Governança na União Econômica e Monetária”” em cerimônia no início do último dia da cúpula europeia.


O tratado representa um “”importante passo para restabelecer a confiança na UE””, e também permitirá “”prevenir a repetição da crise da dívida soberana””, afirmou o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy.Após a assinatura dos líderes, é aberto agora um processo para a ratificação do tratado nos respectivos Parlamentos, o que pode levar um ano, enquanto a Irlanda realizará um plebiscito. O pacto, que foi estipulado na cúpula de 31 de janeiro, entrará em vigor em 1º de janeiro de 2013, se 12 países-membros da zona do euro ratificarem o documento, ou no primeiro mês depois do depósito dos instrumentos de ratificação de 12 Estados do euro.Classificado de “”curto e contundente”” por Van Rompuy, os presidentes dos 25 países que assinaram o acordo se comprometem a manter o déficit do PIB anual abaixo de 3% a partir do momento em que entrar em vigor. Embora Londres e Praga não tenham se somado à iniciativa, o pacto “”segue aberto a todos””, lembrou o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.Este acordo estabelece uma “”regra de ouro”” para manter as contas públicas equilibradas, com sanções financeiras automáticas quando os déficits superarem os 3% do PIB. O tratado estabelece um limite de 0,5% do PIB de déficit estrutural.


A nova governança econômica prevê multas de até 0,2% do PIB para os países da União Monetária com déficit excessivo, e de até 0,1% aos que tenham grandes desequilíbrios macroeconômicos, como o desemprego ou o preço das casas inflado.


“”Penso que é um sinal forte que mostra que aprendemos as lições da crise, que compreendemos a mensagem”” enviada pelos mercados financeiros “”e que desejamos um futuro com uma Europa politicamente unida””, disse a chanceler Angela Merkel. Este novo tratado foi exigido por Berlim em troca de manter sua solidariedade financeira com os países mais frágeis da Eurozona.

Com informações das agências EFE e AFP

Publicado em 2/03/2012 -

Siga-nos

Sindicatos filiados