Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, elogiou Dilma Rousseff e Lula durante discurso na tarde de domingo (20) no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, no qual fez uma defesa entusiasmada da situação brasileira atual.

Durante aproximadamente 30 minutos, Obama buscou associar as histórias e os destinos do Brasil e dos Estados Unidos, reafirmando o que já havia dito outras vezes, que busca um parceiro em pé de igualdade, e não mais uma relação desigual. “Esse é um país que não é mais do futuro. As pessoas do Brasil têm que saber que o futuro já chegou, é hoje, é o momento de colher os frutos.”

Ele indicou o exemplo da presidenta Dilma para ressaltar a importância de que os povos lutem por democracia. “Ela sabe o que é viver sem o direito mais básico pelo qual estão lutando hoje (no Oriente Médio). Mas ela sabe também o que é vencer, o que é se superar”, afirmou, no ponto mais aplaudido de sua fala, feita aparentemente de improviso e recheada de expressões em português.

Durante o ato, Obama não citou diretamente o ataque militar promovido por Estados Unidos, Grã Bretanha, França, Itália e Canadá ao território da Líbia, mas claramente aproveitou a oportunidade para justificar a ação, que já deixou dezenas de mortos e feridos em menos de 48 horas. “Sabemos que há certas aspirações compartilhadas por todos os seres humanos. Todos queremos ser livres, queremos poder escolher como seremos governados. Queremos criar nosso próprio destino. Não são direitos americanos ou ocidentais, são direitos universais e nós temos que garanti-los em toda parte.”

Do lado de fora, manifestantes protestavam contra as ações militares dos Estados Unidos, como já haviam feito na sexta-feira e no sábado. Além disso, em faixas se exibiam mensagens contra os interesses do país do Norte no petróleo brasileiro.

O chefe da Casa Branca lembrou ainda o ex-presidente Lula como exemplo de que hoje o Brasil realiza os sonhos de seus cidadãos, como no momento em que um retirante nordestino consegue se eleger para comandar a nação. “Pela primeira vez a esperança está voltando a lugares onde o medo costumava reinar. Vi isso hoje quando visitei a Cidade de Deus”, indicou Obama, que em vários instantes citou o momento extraordinário vivido pelo país e sua maior inserção no cenário internacional. “O Brasil hoje é uma democracia plena, um lugar onde as pessoas têm a liberdade de falar o que pensam e de escolher seus líderes.”

Tom informal

O discurso no Theatro Municipal teve tom muito mais informal que o realizado no sábado ao lado de Dilma Rousseff em Brasília. Sem gravata, Obama chegou a citar Paulo Coelho no encerramento do ato, lembrou o filme Orfeu da Conceição e falou sobre o jogo do Vasco da Gama pelo Campeonato Carioca.

Obama, como já havia feito em suas outras aparições públicas no Brasil, lamentou a derrota de Chicago na disputa com o Rio pelas Olimpíadas de 2016, mas garantiu novamente que vai trabalhar em parceria com o Brasil. Sem citar pontos específicos dos acordos fechados no sábado, ele lembrou especialmente o plano de intensificar o intercâmbio entre jovens dos dois países.

Giro pela América Latina

Além da passagem por Brasília, Obama esteve durante a manhã na comunidade de Cidade de Deus. Durante vinte minutos, caminhou pelas ruas e conheceu projetos sociais desenvolvidos no local. No tom da agenda mantida no Rio de Janeiro, chegou a fazer embaixadinhas e jogou bola durante alguns segundos com crianças.

A visita ao Brasil é a primeira etapa da viagem de Obama pela América Latina. Hoje (21), ele estará no Chile, de onde segue para El Salvador antes de retornar a Washington.

Publicado em 21/03/2011 -

Siga-nos

Sindicatos filiados