Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

Durante o encontro com representantes das centrais sindicais na quinta-feira passada, a presidenta Dilma Rousseff acertou maior proximidade com os trabalhadores. Ficou acertado que haverá reuniões periódicas com o governo para debater assuntos ligados aos trabalhadores.

Em entrevista exclusiva ao Portal do PT, o presidente em exercício da Central Única dos Trabalhadores (CUT), José Lopez Feijóo, destacou que os temas que os temas prioritários são:

– Redução da jornada de trabalho.

– Convenção 151, que trata da organização sindical e do processo de negociação dos trabalhadores do serviço público.

– Convenção 158, que aborda a flexibilidade do mercado de trabalho e o impacto econômico das demissões sem justa causa, firmadas no âmbito da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

– Reajuste da tabela do Imposto de Renda pelos próximos quatro anos.

– Regulamentação do emprego terceirizado.

– Economia solidária.

– Imposto sindical.

“Nós temos uma pauta relativamente extensa que certamente apontará, digamos assim, aquilo que será o centro do debate para a CUT” explicou Feijóo.

Na ocasião do encontro com os sindicalistas, a presidenta participou da cerimônia de regulamentação da portaria do Ministério do Planejamento para que as empresas estatais nomeiem um representante dos funcionários para seus conselhos de administração.

Segundo o presidente da CUT, José Feijóo, essa é uma antiga reivindicação da categoria, que se arrasta desde a década de 90. “Isso democratiza. Porque os trabalhadores passam a contar com um representante seu nos conselhos das empresas”, ressalta Feijóo.

Com o decreto, todas as empresas estatais, públicas e de economia mista ligada à União, com mais de 200 empregados, terão de se adequar à lei. Empresas ligadas a governos estaduais e municipais não são atingidas pela norma. (Alexandre Penido e Julita Kissa – Portal do PT)

Publicado em 14/03/2011 -

Siga-nos

Sindicatos filiados