Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

O número de catarinenses que recebeu seguro-desemprego caiu 2,8% em 2010. Foi a primeira queda em seis anos, segundo dados do Ministério do Trabalho.

Écerto que a recuperação econômica tem a sua parcela no resultado – estima-se que a riqueza gerada no país (o PIB) tenha crescido 7% no ano passado. Mas existem outros fatores por trás do resultado positivo.

Entre eles, José Álvaro Cardoso, supervisor técnico do Dieese, destaca uma mudança do perfil das demissões que pode ser enxergada facilmente nas estatísticas. Os patrões recuaram nos cortes de vagas (alta de 2,3% em 2010 ante 3,7% no ano anterior). Já o número de funcionários que pediu demissão para trocar de emprego cresceu 29,1%.

– Antes a rotatividade de funcionários se dava em função do patrão. Hoje é o empregado quem quer sair – observa o técnico do Dieese.

Para Cardoso, a retração no número de solicitantes do seguro-desemprego é coerente com os dados de geração de vagas com carteira assinada no Brasil (2,1 milhões) e em SC (101 mil), em 2010, que alcançaram níveis recordes. Ou seja, muita gente saiu do mercado informal no ano passado.

Apesar dos dados positivos, o primeiro vice-presidente da Federação das Indústrias de SC (Fisesc), Glauco José Côrte, lembra que, em termos absolutos, o número de 300 mil pessoas incluídas pelo seguro-desemprego não pode ser ignorado.

– Em um período de aceleração da economia pelo qual estamos passando, e com tantas empresas precisando de funcionários qualificados, é inconcebível tal número de pessoas fora do mercado de trabalho.

Côrte defende que, no período assegurado pelo benefício, o trabalhador realize cursos de capacitação e procure vagas por meio do Sistema Nacional de Empregos (Sine).

Nesta linha, um projeto de lei do deputado catarinense Valdir Colatto (PMDB), que está em tramitação no Congresso, prevê que as parcelas do seguro-desemprego sejam liberadas somente com a comprovação pelo trabalhador de frequência em cursos gratuitos de qualificação do Sistema S (Senac, Sesi e Senar), universidades e centros federais, responsáveis pela formação de técnicos e tecnólogicos.

DC

Publicado em 17/02/2011 -

Siga-nos

Sindicatos filiados