Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

Praia do Flamengo, 132, Rio de Janeiro (RJ). O endereço tem um significado e tanto para os estudantes brasileiros: ali funcionou a sede da União Nacional dos Estudantes (UNE), centro de resistência do movimento estudantil ao regime militar (1964-1985). O prédio foi incendiado em 1964, um dia depois do golpe militar, e foi demolido na década de 1980. Nesta segunda-feira (20/12), a entidade verá o sonho de reerguer sua sede começar a tomar forma, com o lançamento da pedra fundamental do novo prédio, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O lançamento será feito em cerimônia que contará com a presença do presidente Lula no histórico endereço na Praia do Flamengo.

Veja algumas fotos clicando aqui

Para conhecer um pouco mais da história da sede da UNE na Praia do Flamengo, confira aqui o livro Praia do Flamengo, 132: Histórias e Memórias, das pesquisadoras Angélica Müller e Tatiana Rezende, do projeto Memória do Movimento Estudantil.

A sede da entidade foi doada aos estudantes em 1942 pelo então presidente Getúlio Vargas. Até o golpe de 1964, o endereço foi palco de importantes lutas nacionais como a campanha “O Petróleo é Nosso”, que precedeu a criação da Petrobrás. Foi lá também que, nos anos 60, Vianinha, Ferreira Gullar, Cacá Diegues, junto de outros artistas e intelectuais, fundaram o CPC da UNE, referência para o movimento cultural estudantil. Após sua demolição nos anos 80, o terreno foi invadido por um estacionamento clandestino.

A entidade recuperou sua casa no dia 1º de fevereiro de 2007, após manifestação histórica pelas ruas da capital carioca, quando milhares de jovens de todas as regiões do País chegaram ao local, derrubaram o portão e armaram um acampamento por alguns meses. O acampamento recebeu a visita de personalidades da política, cultura e outros conhecidos e anônimos que declararam apoio à campanha “UNE de volta para casa”. Posteriormente, os estudantes conseguiram reaver a posse do terreno na justiça e depois a aprovação do projeto de lei da reconstrução.

A nova sede da UNE já vem marcada pelos traços de um dos maiores arquitetos do mundo. O carioca Oscar Niemeyer presenteou a entidade com o projeto de um Centro Cultural. O prédio esboçado por suas mãos terá 13 andares e nele serão construídos o Museu da Memória do Movimento Estudantil e o teatro dos estudantes.

Veja o vídeo do projeto do arquiteto clicando aqui

Publicado em 20/12/2010 -

Siga-nos

Sindicatos filiados