Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

Depois de sete meses consecutivos de crescimento, o mês de outubro registrou queda nas vendas do comércio varejista em todo o país. O recuo foi de 0,3%, em relação a setembro, enquanto a receita nominal variou 0,1%, Os dados foram divulgados hoje (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em comparação com outubro de 2007, todas as atividades do varejo apresentaram aumento no volume de vendas e houve expansão de 10,1%. No acumulado de janeiro a outubro, o crescimento foi de 10,4%, em relação a igual período do ano passado, e nos últimos 12 meses, a variação foi de 10,3%.

Das dez atividades pesquisadas, tiveram bom desempenho em outubro livros, jornais, revistas e papelaria (3,6%); equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (1,4%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,2%). Os resultados mais negativos foram registrados nas atividades de veículos e motos, partes e peças, que teve queda nas vendas de 19,9%; e tecidos, vestuário e calçados, que teve recuo de 4,4%.

O segmento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, mesmo com desempenho abaixo da média – com variação de 7,4% no volume de vendas em outubro em relação ao mesmo período de 2007 – teve a maior contribuição da taxa global do varejo (35,7%). Em termos acumulados, a atividade apresenta alta de 5,7%, no ano, e de 5,8%, nos últimos 12 meses.

O segundo maior impacto na formação da taxa de desempenho do comércio varejista veio da atividade de móveis e eletrodomésticos, que registrou variação de 15,8% no volume de vendas em relação a outubro do ano passado, sendo responsável por 25,2% da composição da taxa geral.

Publicado em 16/12/2008 -

Siga-nos

Sindicatos filiados