Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

Amostragem parcial aponta bons índices de participação na votação para o 1º Prêmio CUT Democracia e Liberdade Sempre 2011. Segundo representantes da comissão organizadora do prêmio, algumas personalidades e instituições estão disparando na frente, recebendo votos de todo o país. Eles lembram que as parciais não serão divulgadas ao público, como foi dito desde o primeiro dia.

 

Se você ainda não votou, acesse o site da CUT (WWW.cut.org.br) ou entre diretamente no endereço do prêmio –http://premio.cut.org.br/-, escolha seus candidatos e vote.

Você pode escolher os ganhadores das cinco categorias do prêmio cuja votação foi aberta ao público no dia 1º de novembro e segue aberta até o dia 30.

 

Já a escolha da (o) homenageada (o) para receber o prêmio da 6ª categoria, destinado a Personalidade ou Instituição de Destaque na luta pela democracia e liberdade, será feita pela Executiva da CUT com a colaboração de pessoas comprometidas com os valores que norteiam a premiação. Esse grupo também indicou nomes que vão concorrer nas outras cinco categorias.

 

Escolha os vencedores

 

Conheça os indicados para cada uma das categorias nas quais você poderá votar e ajude a

CUT a escolher o vencedor:

 

Categoria 1: Personalidade de destaque na luta pela Redemocratização do Brasil

                       Indicados: Idibal Pivetta; Maria Augusta Capistrano; e Rosalina de Santa Cruz.

 

Categoria 2: Personalidade de destaque na luta por Democracia, Cidadania e Direitos Humanos

                       Indicados: Frei Beto; Clara Charf; e Gegê.

 

Categoria 3: Personalidade de destaque na luta por Democracia e Direitos dos Trabalhadores

                       Indicados: Maria da Penha; Abdias Nascimento; e Virgílio Gomes da Silva.

 

Categoria 4: Personalidade de destaque na luta por Democracia e Justiça no Campo

                      Indicados: Dom Pedro Casaldáliga; Valdir Ganzer; e Manoel da Conceição. 

 

Categoria 5: Instituição de destaque na luta por Democracia e Liberdade

                       Indicados: Movimento dos trabalhadores sem Terra (MST); Central Única das   

                       Favelas (CUFA); e Central dos Movimentos Populares (CMP).

 

Como votar – Para votar, basta acessar o site da CUT (www.cut.org.br) e clicar no banner do 1º Prêmio CUT Democracia e Liberdade Sempre, onde está escrito “”Clique aqui e vote nos seus candidatos””; depois, clique onde está escrito “escolha seus candidatos”. Você pode também acessar diretamente o endereço do prêmio: http://premio.cut.org.br/

 

Escolha seu candidato na categoria um, clique em cima do nome para confirmar seu voto; automaticamente, a página seguinte se abrirá na tela do seu computador mostrando os indicados da segunda categoria, escolha seu preferido, clique em cima do nome para confirmar seu voto; repita o processo até votar nas cinco categorias. 

 

Atenção: para concluir o voto, é preciso votar em todas as categorias. Ao terminar, surgirá na tela do seu computador a confirmação do seu voto. Não aparecerão parciais dos resultados. 

É importante lembrar que, por motivos de segurança, haverá restrição de ID, ou seja, cada pessoa poderá votar apenas uma vez do seu computador.

 

Premiação – No dia 1º de dezembro, a CUT anuncia os nomes dos vencedores. A cerimônia de premiação será realizada no dia 13 de dezembro, no TUCA (Teatro da Universidade Católica), em São Paulo. Os premiados receberão o troféu símbolo do prêmio, criado pelo artista plástico Elifas Andreato.

 

A história do Prêmio – O objetivo do prêmio é homenagear pessoas e instituições que se destacaram na luta pela redemocratização do Brasil e na luta pelo aperfeiçoamento do regime democrático brasileiro.

 

No dia 13 de dezembro do ano passado, após o retrocesso nos debates políticos da última campanha eleitoral, com ataques aos direitos individuais dos brasileiros: discriminação contra união de pessoas do mesmo sexo e aborto, só para ficar em dois temas polêmicos -, a CUT realizou o ato Democracia e Liberdade Sempre, no Rio de Janeiro.

 

A data é simbólica. No dia 13 de dezembro de 1968 os brasileiros foram surpreendidos com um dos maiores atentos à liberdade individual e coletiva de toda a história do País. 

 

A junta militar que governava o país com mãos de ferro desde o golpe de 1964, suspendendo as eleições direitas para o cargo máximo da nação – a presidência da república – instituiu neste dia o Ato Institucional 5. O AI-5 deu ao general presidente da República poderes para cassar mandatos eletivos, suspender direitos políticos, demitir ou aposentar juízes e outros funcionários públicos, suspender os habeas corpus em crimes contra a segurança nacional e legislar por decreto, ampliando os instrumentos de repressão da ditadura militar. 

 

A mobilização popular trouxe de volta ao Brasil o espírito da liberdade, contribuindo decisivamente para a redemocratização do País. A democracia é uma ferramenta que facilita a preservação do estado de liberdade, mas a sociedade civil organizada precisa se manter alerta na defesa permanente desse direito.  

 

Foi com esse espírito que a CUT realizou, no ano passado, o Ato Democracia e Liberdade Sempre, e é com este espírito que a CUT decidiu realizar a cada dois anos um evento de premiação em homenagem aos brasileiros e às brasileiras que lutaram e continuam lutando em defesa da democracia.

 

Com este prêmio, a CUT reafirma o princípio que rege a central desde a sua criação: a luta pela democracia e liberdade sempre.

Publicado em 7/11/2011 -

Siga-nos

Sindicatos filiados