Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

Trabalhadores no comércio e serviços de Santa Catarina estiveram entre os milhares de trabalhadores e trabalhadoras que fizeram o histórico Dia do Trabalhador em Curitiba

1 de Maio em Curitiba

O Dia do Trabalhador em 2018 foi marcado pelo ato unificado realizado na capital do Paraná. Milhares de trabalhadores, representantes de movimentos sociais e sindicais do Brasil e do mundo, se encontraram em Curitiba para lembrar que este é um dia de luta. A FECESC e os sindicatos do comércio e serviços participaram com caravanas de todas as regiões de Santa Catarina, unindo-se a trabalhadores de outras categorias para se deslocar até lá. O 1º de Maio da Resistência foi organizado pelas centrais sindicais para defender a liberdade do ex-presidente Lula e resgatar os direitos da classe trabalhadora, surrupiados desde que o golpe de Estado de 2016, tramado pela elite política do Brasil.

O feriado começou bem cedo, quando os participantes do acampamento e aqueles que chegavam das caravanas se dirigiram à simbólica Praça Olga Benário, nas proximidades da sede da Superintendência da Polícia Federal, no bairro Santa Cândida. Ali todos os dias acontece o “bom dia, presidente Lula!” para que o ex-presidente ouça e, neste 1º de Maio, foi realizado o maior “bom dia” desde sua prisão, com uma verdadeira multidão na região.

Por volta do meio dia, foi realizada uma caminhada até a Praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba, para a continuidade da programação. Ali, lideranças das centrais sindicais e movimentos populares falaram sobre esse Dia do Trabalhador único na história, ressaltando que só Lula é capaz de unir todos numa mesma causa. Diversos artistas também passaram pelo palco armado na Praça. O raper Flávio Renegado, a sambista Beth Carvalho, que cantou o samba que compôs em homenagem ao Lula, e a cantora Ana Cañas, além de celebrarem o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora com suas rimas e canções, também pediram por Lula Livre e condenaram a prisão política daquele que consideram um dos maiores líderes populares do país. Muitas lideranças políticas, de diferentes partidos, participaram do ato.

O vereador e dirigente do Sindicato dos Comerciários de Xanxerê Adriano De Martini resumiu a avaliação dos dirigentes do comércio e serviços de Santa Catarina sobre este 1º de Maio: “A luta e a unidade apontam, mais do que nunca, como único caminho possível para defendermos nossas liberdades e direitos como trabalhadores do Brasil. O golpe contra a ex-presidenta Dilma, a prisão do ex-presidente Lula, a aprovação da deforma trabalhista, a escala de violência com bombas e tiros lançados sobre os movimentos sociais e de esquerda e que se multiplicam nas cidades por todo o país, tudo isso demonstra que estamos num estado de exceção e com a democracia absolutamente comprometida. Os trabalhadores não podem se calar e precisam, mais e mais, realizar estes grandes atos e demonstrar que permanecerão lutando, até a vitória”, afirmou Adrianinho. O presidente da FECESC Francisco Alano complementou: “É esta a luta que nós, dirigentes e militantes da FECESC e dos sindicatos filiados, sempre realizamos e estamos continuando hoje, Dia do Trabalhador, aqui em Curitiba. A nossa prioridade é fazer ouvir a voz dos trabalhadores.”

1 de Maio em Curitiba-b 1 de Maio em Curitiba-c

1 de Maio em Curitiba-d ft-1demaio-e

ft-1demaio-f ft-1demaio-g

ft-1demaio-h ft-1demaio-i

ft-1demaio-j ft-1demaio-l

ft-1demaio-m ft-1demaio-n

ft-1demaio-o ft-1demaio-p

ft-1demaio-q ft-1demaio-r

ft-1demaio-s ft-1demaio-t

Informações e imagens: Assessorias e dirigentes da FECESC, CUT Brasil, Jornalistas Livres.

Siga-nos

Sindicatos filiados